Personalidades recebem títulos de Honra ao Mérito e Cidadão do Pará na Alepa


A sessão solene pelo dia do legislativo, realizada nesta quarta-feira (25/06), no plenário Newton Miranda, reuniu dezenas de deputados estaduais e convidados.

A solenidade também foi para homenagear pessoas que realizaram serviços reconhecidos como relevantes à população e ao Estado do Pará. Foram concedidos 21 comendas do Mérito Legislativo, criada pela lei 4.478, de 29 de setembro de 1973. “Além de representar o reconhecimento do parlamento à sociedade como um todo, este é também um momento de comemoração pelo encerramento dos trabalhos neste período, quando a Alepa teve recorde na apresentação de projetos de leis e teve, como nunca, seu papel social ampliado, recebendo os movimentos sociais com um ouvido amigo, para tentar intermediar conflitos”, avaliou o presidente Márcio Miranda.

Durante a sessão, também foram entregues pela primeira vez as comendas do Mérito da Literatura Paraense “João de Jesus Paes Loureiro”, criada em maio de 2014 a pedido do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL).  O poeta - que deu nome à homenagem - foi o primeiro a receber a comenda, junto com o escritor Daniel Leite.

O deputado Raimundo Santos (PR) falou em nome dos parlamentares. Ele destacou a importância de uma comenda como as que foram outorgadas. “Neste ano, falar sobre o parlamento e sua atuação confere a qualquer um o regojizo de poder apresentar resultados nesta legislatura, em todos os aspectos, de moralidade e alcance social”, destacou o deputado.

Os homenageados foram representados por Paes Loureiro, que discursou em agradecimento. “Tenho uma imensa alegria de dar nome a essa homenagem à literatura paraense, e assim como eu, todos os agraciados de hoje tem a mesma gratidão pelo reconhecimento recebido”, concluiu.
AGRACIADOS:

Comenda do Mérito da Literatura Paraense “João de Jesus Paes Loureiro

João de Jesus Paes Loureiro

Daniel Leite

 Comenda do Mérito Legislativo:
  Ten. Cel. PM André Gustavo Gonçalves
   Ten. Cel. Antônio Edivaldo Silva Souza
    CB QOBM Evandro Germânio Pereira
  Ver. Henderson Lira Pinto- Pres. C amara de Santarém
   Des. José Maria Quadros de Alencar
 -Mj. QOBM Ney Tito da Silva Azevedo- CMT 7º Grup. Itaituba
Vereadora de Santarém Marcela Giovana Matos


:: Personalidades recebem títulos de Honra ao Mérito e Cidadão do Pará na Alepa


  • Assembléia Legislativa
  1. 1
Com a outorga de 62 títulos honoríficos, a Assembleia Legislativa (Alepa) homenageou em sessão solene, na manhã desta quinta-feira (26/06), personalidades que reconhecidamente contribuem e/ou contribuíram para o desenvolvimento do Pará. Assim, o Parlamento estadual dá sequência a um longo histórico legal de destacar publicamente homens e mulheres com ações ou atividades voltados para a coletividade. Com base na aprovação de decretos legislativos, foram entregues 42 condecorações de “Honra ao Mérito”, cinco de “Honra ao Mérito Post-Morten” e quinze de “Cidadão do Pará”.

O presidente da Alepa, Márcio Miranda (DEM), reverenciou o ex-deputado Gabriel Guerreiro (PV), falecido em janeiro deste ano no Rio de Janeiro. O chefe do Legislativo entregou o título de Honra ao Mérito Post-Mortem à viúva do ex-parlamentar. A deputada Bernadete Ten Caten (PT) fez um pronunciamento em nome do Parlamento estadual e parabenizou a todos os relacionados.

Diversos convidados estiveram presentes, entre eles o cônsul geral do Japão em Belém, Rei Oiwa, que acompanhou o presidente da Associação Pan-Amazônica Nipo-Brasileira Yuji Ikuta, homenageado na cerimônia pelo deputado Haroldo Martins (DEM). “Em toda a minha vida, sempre fui ajudado por outras pessoas”, disse Ikuta, que é cirurgião plástico. “Esse título é o resultado de um trabalho, de uma trajetória, e me sinto gratificado.”

A radialista Heloísa Huhn, que tem 36 anos de profissão e foi a precursora do gênero feminino atuando nesse tipo de mídia, disse que ficou “honradíssima com a lembrança” [do deputado Edilson Moura” (PT)]. O primeiro vice-presidente da Alepa, Júnior Ferrari (PSD), fez homenagem à Rádio Marajoara, que completou recentemente 60 anos. A emissora fez a transmissão ao vivo da sessão.

O prefeito de Marabá, João Salame (PROS), esteve entre os agraciados de “Honra ao Mérito”. “É um título importante porque é um reconhecimento pelo esforço de pessoas que buscam melhorar a vida de seus semelhantes, de uma sociedade”, opinou ele, um dos homenageados da deputada Bernadete Ten Caten (PT).

Ela também relacionou o colega de bancada, Valdir Ganzer, como “Cidadão do Pará”. “É um título que eu não tinha e que nem me passava pela cabeça receber agora. Acabou sendo uma grande surpresa”, confessou o gaúcho Ganzer, que cumpre o seu quarto mandato e que decidiu não concorrer à nova reeleição. Ele também já foi duas vezes deputado federal e ocupou diversos cargos públicos. “Não digo que não possa voltar [a disputar cargo político], mas quero fazer outras coisas, como cuidar da minha horta. No restante do ano vou procurar ajudar o partido”, prometeu. 



Lista de agraciados “HONRA AO MÉRITO”:       


Associação Amigos da Criança e Adolescentes de Juruti Zé Maria

Pastor Carlos Natalino Brito de Andrade - - Dep.Raimundo Santos

Clécio Costa Medeiros - Dep.Nilma Lima

Clementino Silva de Lima - Dep.Haroldo Martins

Colégio Impacto - Dep. Augusto Pantoja

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará - Dep.José Megale

Deodoro Pantoja de Rocha - Dep.Ana Cunha

Eliana Fonseca Pereira- Dep.Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor

Érik Leonardo Jennings Simões - Dep. Nélio Aguiar
Prefeito de Marabá João Salame Neto - Dep. Bernadete Ten Caten
Deputado federal José Geraldo Torres da Silva - Dep. Bernadete Ten Caten
Lucilene Bastos Farrinha Silva - Dep. Ana Cunha
Manoel Assunção - Dep. Edmilson Rodrigues
Maria Cleide Souza Moraes - Dep. Ana Cunha
Maria das Graças Modesto dos Santos - Dep. Carlos Bordalo
Museu Paraense “Emílio Goeldi” - Dep. Airton Faleiro

Rádio Marajoara - Dep. Júnior Ferrari


Pastor Valdolino Gaspar Rodrigues - Dep. Raimundo Santos

Deputado Federal Wladmir Costa - Dep. Eliel Faustino




O deputado Nélio Aguiar (DEM) entregou nesta quinta-feira, 26, durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) título honorífico de honra ao Mérito ao Dr. Erik Leonardo Jennings Simões, médico santareno e diretor técnico do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), pelos relevantes serviços prestados, na área da saúde ao Estado do Pará. 

Segundo o parlamentar, o médico  que concluiu a residência em Neurocirurgia em São Paulo recebeu vários convites para trabalhar na capital paulistana, mas preferiu retornar a Santarém, onde foi responsável pela criação do primeiro Serviço  Público de Neurocirurgia do oeste do Pará. “Serviço este implementado no Hospital municipal de Santarém, com os primeiros instrumentais e respirador adquiridos com recurso financeiro do próprio  médico”, detalhou.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.