2 DE JUNHO: Aniversário de Magalhães Barata em Santarém

Magalhaes BarataMagalhães Barata: ícone da política paraense
por Sidney Augusto Canto (*)
Sidney Augusto Canto - Blog do JesoHouve um tempo em que o dia 2 de junho era feriado em muitas cidades do Pará. O que se comemorava? O aniversário natalício de Magalhães Barata, um político que muito influenciou os rumos da história paraense no século XX.
Em Santarém, os baratistas (como eram chamados os simpatizantes do referido político) comemoravam com vasta programação o “2 de junho”.
Leia também:
A chegada dos navios da Companhia Ford.
Discos voadores em Santarém.
1924, a saúde em Santarém.
Futebol na gestão da Liga Atlética de Santarém.
Impactos da Companhia Ford em Santarém.
Eis como foi a programação daquele feriado municipal no ano de 1949:
“Às 6:00 horas – Alvorada com salva de fogos em todos os bairros da cidade.
Às 6:30 horas – Distribuição de 1.000 quilos de carne verde para os pobres (no Mercado Municipal).
Às 7:30 horas – Missa Solene na Igreja Matriz (Catedral).
Às 12:00 horas – Salva de foguetes.
Às 14:00 horas – Sessão solene do Partido Social Democrático no Teatro Municipal Vitória.
Às 14:30 horas – Retretas nas praças Monsenhor José Gregório e do Centenário.
Às 18:00 horas – Salvas de foguetes em todos os bairros da cidade.
Às 18:30 horas – No microfone da ZYR-9 será feita a leitura do relatório enviado pelo sr. Prefeito à Câmara Municipal circunstanciando as obras realizadas por s. excelência no seu primeiro ano de governo e apresentando já prestação de contas referentes ao exercício próximo findo.
Às 20:00 horas – Ainda no estúdio da Rádio Clube de Santarém será realizado um programa lítero-musical, sob a direção do professor Wilson Fonseca, com o concurso de todos os valores artísticos da terra”.

Dias antes (a 30 de maio) foi instalado em Santarém o primeiro “Congresso dos Prefeitos do Baixo Amazonas”, com a participação dos prefeitos de Santarém, Monte Alegre e Alenquer, além de representações dos outros municípios da região.
Foram debatidos temas relativos à economia e crescimento econômico de nossa região, além de troca de experiências entre os gestores municipais presentes no encontro.
Para destacar a importância do encontro, transcrevo as palavras de um dos oradores do Congresso, o dr. Haroldo Franco:
“A luminosa ideia de aqui reunir tão ilustres representantes, partida do sr. Prefeito Municipal de Santarém e da Diretoria da Associação Comercial do Baixo Amazonas, é, podemos dizer, a mais sadia manifestação do desejo de bem servir. A aquiescência dos srs. representantes a tão amável convite, traduz a solidariedade que deve existir, para o bom êxito da empresa a que nos propomos, ou seja, fazer chegar junto àqueles que tem em mãos os elementos necessários, a efetivação de nossa emancipação econômica, o conhecimento de nossos problemas mais urgentes, de nossas necessidades mais prementes e inadiáveis, para cujas soluções temos a coragem de enfrenta-los, o desejo ardente de vê-los resolvidos, porém nos faltam os meios necessários para fazê-lo”.
Esse primeiro Congresso dos Prefeitos do Baixo Amazonas encerrou também no mesmo dia 2 de junho de 1949.
- – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - -
* Santareno, é padre diocesano e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós. O artigo faz parte da obra inédita “Santarém: história e curiosidades”, de autoria dele e cujo cujo conteúdo passou a ser publicado neste blog desde o último dia 4.

Extraido do Blog do JESO CARNEIRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.