Atraso no pagamento a térmicas pode deixar Amazonas sem luz

Eletrobras diz que problema ocorre porque não recebeu recursos da CCC.
Manaus é uma das sede de jogos da Copa, que começa em junho.

Fábio Amato Do G1, em Brasília
Os consumidores do Amazonas estão sob risco de corte no fornecimento de energia devido a atrasos no pagamento de parte das usinas térmicas que geram a eletricidade que atende ao estado. Nesta quinta-feira (29), a Amazonas Energia, distribuidora que atua na região e que é administrada pela estatal Eletrobras, admitiu que negocia com esses fornecedores para evitar “impacto no suprimento.”
A situação é ainda mais preocupante porque a capital Manaus é uma das sedes de jogos da Copa, que começa no dia 12 de junho.

Em nota, a distribuidora informou que o atraso no pagamento às termelétricas ocorre “devido à falta de recebimento dos recursos da CCC”, a Conta de Consumo de Combustível, que subsidia parte da geração de energia que abastece a região norte do país.

Até janeiro de 2013, o dinheiro que abastecia a CCC vinha da cobrança de um encargo na conta de luz de todos os brasileiros. Quando passou a valer o plano da presidente Dilma Rousseff para baratear a energia no país, o encargo foi extinto. O pagamento do subsídio, então, foi absorvido pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um fundo usado pelo governo para pagar diversas despesas relacionadas ao setor elétrico.

Para fazer frente às suas despesas, a CDE pode receber recursos do Orçamento, aportes extras do Tesouro e contribuição dos consumidores. Neste caso, parte dos valores é repassada às contas de luz.

“Devido à falta de recebimento dos recursos da CCC, a Eletrobras Amazonas Energia encontra-se inadimplente com alguns fornecedores”, diz a nota da empresa que informou ainda tratar do assunto com o Ministério de Minas e Energia.

“A distribuidora está em processo de negociação com as geradoras para que não haja impacto no suprimento de energia”, conclui a nota

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.