Nova Fronteira de Escoamento da Safra de Grãos pelo ARCO NORTE - Oeste do Pará (Região de Miritituba - Margem Direita do Tapajós)
Nova opção logística ao país
Uma joint venture entre
duas grandes empresas do setor do agronegócio, a Amaggi e a Bunge, vai
possibilitar a navegação em um importante corredor intermodal,
oferecendo uma nova opção para transporte da crescente produção agrícola
brasileira.
A
sociedade proveniente da parceria irá se chamar Navegações Unidas
Tapajós Ltda. (UNITAPAJÓS), com igual participação de capital das duas
companhias. A nova rota de escoamento de grãos, conhecida como Tapajós –
Amazonas, está localizada entre os municípios paraenses de Itaituba e
Barcarena e é vista como uma alternativa as opções pelos portos do sul e
sudeste do país.
Os
grãos saem das fazendas e armazéns da região médio-norte de Mato Grosso
e seguem de caminhão ou carreta, pela BR-163, até o terminal de
trasbordo de Miritituba, distrito de Itaituba. De lá, as embarcações
seguem até o município de Barcarena, onde o produto é transferido para
navios de grande calado para Europa e Ásia.
NOVA TECNOLOGIA
O
transporte será realizado inicialmente com uma frota de 50 barcaças e
dois empurradores de 6 mil HP a diesel elétrico. A previsão é
transportar até 2 milhões de toneladas de grãos em 2014 e, a partir de
2015, com a incorporação de mais 40 barcaças e um empurrador de 6 mil
HP, atingir a plena capacidade de 4 milhões de toneladas.
“Todas as barcaças são equipadas com uma cobertura rígida exclusiva, de
alumínio, projetada pela nossa equipe e desenvolvida por um fabricante
da Bélgica”, explica Jorge Zanatta, diretor da Amaggi Navegação. “É uma
tecnologia nova no Brasil, que proporciona maior segurança e qualidade”,
complementa.
A
Amaggi possui larga experiência em transporte fluvial de grãos e
operações portuárias. A companhia opera, há 17 anos, um dos principais
corredores hidroviários do país, o Madeira-Amazonas, por onde escoa,
todos os anos, aproximadamente 2,8 milhões de toneladas de grãos. Já a
Bunge, com todo conhecimento acumulado na área de logística ao longo de
seus mais de 100 anos de atuação no Brasil, investiu também na
construção de dois terminais portuários – um para transbordo, em
Miritituba, e outro em Barcarena para exportação dos grãos. “A
Unitapajós é responsável pela operação de navegação que une essas duas
pontas, com os mesmos conceitos
de inovação e preocupação com a sustentabilidade que norteiam as
operações nos nossos terminais portuários e unidades produtivas”, diz
Junior Justino, diretor de Logística e Agronegócio da Bunge Brasil.
VIAGEM-TESTE
Em
maio de 2013 a Unitapajós realizou uma viagem-teste no percurso entre
Miritituba e Barcarena, utilizando um comboio completo, formado por 20
barcaças e transportando 40 mil toneladas de grãos. Essa viagem foi uma
exigência da Marinha para a concessão da autorização de navegação
regular na hidrovia, que saiu no início de 2014. Na oportunidade, as 598
milhas náuticas – que equivalem a mais de 1.000 km – foram percorridas
com total segurança, sob orientação de cartas náuticas que fornecem
informações hidrográficas importantes, como a profundidade em cada
trecho do percurso utilizando como base os índices dos últimos dez anos.
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