Reunião discute esquema de saúde, trânsito e segurança para o Círio

Representantes de entidades reuniram-se com diretoria da procissão.
Objetivo é organizar trabalho conjunto nas três áreas.


Objetivo principal é manter as vias do entorno da procissão desobstruídas. (Foto: G1)Objetivo principal é manter as vias do entorno da procissão desobstruídas. (Foto: G1)
O esquema de segurança, saúde e trânsito foi tema de reunião realizada na noite desta segunda-feira (2), entre a Diretoria do Círio de Nazaré e as entidades das áreas, em Belém. De acordo com Kleber Vieira, diretor de procissões, a ideia é fazer um trabalho conjunto, para que as ruas fiquem desobstruídas e o trabalho das equipes de saúde e de segurança possa ser feito com eficiência.
O diretor explicou, por meio de um mapa, como serão distribuídas as equipes, para que se forme um corredor de urgência para atender os romeiros que necessitarem de atendimento. “As travessas Campos Sales e Frutuoso Guimarães serão os ‘corredores’ de emergência, então precisam ter fiscalização para que fiquem sempre livres, para que as ambulâncias consigam chegar aos hospitais. As ruas devem ficar totalmente isoladas”, explicou.
Os representantes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran)  e Autarquia de Mobilidade Urbana (Amub) também estavam na reunião e reforçaram que vão atuar com maior número de pessoal para que as pessoas que acompanharem as procissões do sábado, a Trasladação, e do domingo, a romaria do Círio, possam se deslocar pelas principais vias dos bairros da Campina e Nazaré.
“Vamos trabalhar na desobstrução e interdição de vias. Vamos intercalar equipes do Detran e da Amub nas paralelas, desde a sexta-feira no final de semana do Círio. As equipes vão atuar durante o dia e também durante a madrugada. Se houver congestionamento, também teremos agentes para orientar o trânsito”, disse Walisson Souza, gerente de operações e fiscalização de trânsito da capital.
Durante a reunião, equipes do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) também informaram que vão disponibilizar reforço de equipes e de ambulâncias. O Hospital Beneficente Portuguesa, no bairro de Nazaré, funcionará como base de apoio.
“Teremos equipes de retaguarda nos Prontos Socorros e o SAMU terá oito ambulâncias disponíveis, três de atendimento avançado, com médicos e enfermeiros para casos graves, e cinco de atendimento básico, para transporte de pacientes em menor estado de gravidade. Ao longo do percurso da romaria teremos oito postos de atendimento. Na romaria fluvial, uma ambulancha do SAMU também será disponibilizada”, disse Ivson Carvalho, assessor técnico de urgência e emergência da Sesma.
A Polícia Militar, que atua para coibir crimes durante o período das procissões, informou que usará o mesmo efetivo de 2012.
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.