Governador manda bandidos para Santarém

Vereador Paulo Gasolina denuncia possível armação do governador Omar Aziz

Paulo Gasolina e Omar Aziz

Paulo Gasolina e Omar Aziz

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Santarém, na manhã de quarta-feira, 12, o vereador Paulo Gasolina, líder do DEM, denunciou um suposto esquema de desrespeito a segurança pública em Santarém, cometido pelo governador do Amazonas, Omar Aziz e pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, em como de um grupo empresarial daquele Estado.
Segundo Paulo Gasolina, com as proximidades da Copa do Mundo de Futebol, no ano que vem e, por Manaus ser uma das sedes do evento esportivo, tanto o Governador quanto o Prefeito e os empresários estariam “despejando” bandidos da capital amazonense diretamente para o Oeste do Pará, mais precisamente para Santarém.
Inconformado com o problema, o vereador Paulo Gasolina pediu apoio à Subseção de Santarém da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para que junto a OAB nacional possa abrir procedimentos de investigação. O Vereador do DEM solicita apoio também por parte do Ministério Público Federal (MPF).
“Queremos que seja investigada esta situação por parte da OAB e demais órgãos competentes, para que todos integrem esta investigação contra o crime”, destaca Gasolina.
De acordo com o Vereador, o esquema funciona através de gratificações financeiras doadas a pessoas com passagem pela Polícia, para que saiam de Manaus para outras cidades da região, principalmente Santarém. Assim o Governador do Amazonas garantiria a segurança de turistas e atletas durante a Copa do Mundo.
No início desta semana, denúncias anônimas repassadas à nossa reportagem deram conta de que cerca de 30 pessoas com passagem pela Polícia de Manaus vieram em direção a Santarém. Ainda nesta semana, assaltantes amazonenses foram presos pela Polícia Civil de Santarém, após cometerem delitos na cidade.
PENITENCIÁRIA - Diversos abusos e falta de respeito praticados no Presídio de Cucurunã, contra um trabalhador que foi preso recentemente depois que não pagou pensão alimentícia levaram o vereador Paulo Gasolina (DEM) a denunciar o caso.
O parlamentar relata que recebeu uma informação de que um homem sofreu duras penalidades durante os dias em que ficou detido na Penitenciária, onde não permaneceu em um local diferenciado e, foi colocado no bloco de presos de justiça, sendo maltratado na prisão.
Ele solicitou que a comissão de Justiça da Câmara apure a irresponsabilidade, a fim de resolver o problema.
De acordo com o vereador Paulo Gasolina, o cidadão Marcelo dos Santos Sousa, de 32 anos, deveria ter sido colocado em uma sala especial para que detentos dessa natureza possam ficar até que façam o pagamento da referida pensão.
Para o Vereador, o constrangimento ao detento já começou por ele não ter ficado em uma cela especial. Marcelo dos Santos teria sido mandado diretamente para uma cela junto com outros presos, como estupradores, traficantes e bandidos de alta periculosidade. Paulo Gasolina disse que depois disso, o pior ainda aconteceu. Na hora que o detento recebeu a alimentação, ela estava recheada de fezes, segundo denúncias do próprio cidadão.
Depois desse fato, a mãe do denunciante foi até o Juiz responsável pelo caso e efetuou o pagamento de parte da pensão requerida pela Justiça, porém, ela declarou que irá acionar o Ministério Público Estadual (MPE) para fazer uma representação contra a direção da Penitenciária e contra o Estado.
Segundo Paulo Gasolina, houve o pedido para que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e da OAB acompanhem mais este caso envolvendo falta de respeito e abusos na Penitenciária de Cucurunã.
“Essa denúncia é grave. Não podemos aceitar esse tipo de ação e, doa a quem doer, temos que direcionar nosso trabalho para o bem estar e na defesa do cidadão santareno”, disparou.
Paulo Gasolina garante que o problema é lamentável e, que para ele, se o diretor da casa penal não tem conhecimento do caso é porque se trata de é um péssimo administrador. O Vereador declarou que já está na hora do atual diretor do Presídio de Cucurunã arrumar as malas e pedir para sair.
DETENTOS FICAM FERIDOS APÓS BRIGA EM JOGO DE BARALHO: Além do problema ocorrido com o trabalhador santareno, dois detentos da Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura ficaram feridos, após brigarem durante um jogo de baralho dentro do Complexo Penitenciário, na manhã de terça-feira, 11. Os internos feridos foram encaminhados ao Pronto Socorro Municipal.
Após a confusão, a Polícia realizou uma revista nas celas da casa penal. De acordo com a direção, drogas, estoques (objetos pontiagudos) e telefones celulares foram apreendidos.
Os dois detentos foram identificados como: Clorisvaldo Batista e Walterlan Aires da Silva. Durante a briga, Clorisvaldo usou um estoque para atingir Walterlan. O caso ocorreu no Pavilhão 2, na ala A, do presídio, que custodia 45 detentos. Revoltados com o ocorrido, outros internos espancaram Clorisvaldo dentro da cela. Os agentes penitenciários precisaram intervir. Clorisvaldo responde por homicídio e Walterlan por tráfico de drogas e assalto à mão armada. A Susipe esclarece que se trata de um caso isolado e informa, ainda, que tem intensificado as revistas na unidade prisional no combate ao tráfico de drogas e a entrada de aparelhos telefônicos.
Fonte: RG 15/O Impacto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.