Lira Maia: “Von deve denunciar fraude do PT”

Deputado Lira Maia analisa situação do Goveno de Alexandre Von

Deputado Lira Maia analisa situação do Goveno de Alexandre Von
Deputado Lira Maia analisa situação do Goveno de Alexandre Von
Depois de constatar problemas de calculo em dois convênios firmados para a construção de obras em Santarém, no governo da ex prefeita, Maria do Carmo (PT), junto a Caixa Econômica Federal, o deputado federal, Joaquim de Lira Maia (DEM) argumenta que o atual gestor, Alexandre Von (PSDB) deve denunciar no Ministério Público Federal (MPF) os deslizes causados pela administração anterior.
“Eu acompanho o Alexandre em Brasília e já houve vários problemas na Caixa Econômica. Tem alguns impedimentos que existem. A Prefeitura, por exemplo, apresenta inadimplência no calculo, principalmente nos aspectos de dois convênios do governo anterior que não foi aprovada a prestação de contas”, declara o parlamentar.
De acordo com Lira Maia, todos os projetos que estão rigorosamente corretos, sem fraudes e sem problemas têm tudo para ser concluído, sem nenhum problema, no decorrer do governo de Alexandre Von. Maia explica que Von teve que dar entrada em processos no MPF, para que pudesse abrir caminho para conseguir liberar a Prefeitura, para receber novos recursos.
“Ele (Von) foi obrigado a fazer denuncias no MPF, mesmo que não queira prejudicar ou criar problema pra alguém. É um ato administrativo responsabilizando quem cometeu o deslize, para que a Prefeitura possa ficar habilitada para receber novos recursos”, destaca Maia.
Segundo ele, mesmo com problemas em cálculos de contas da gestão anterior, todos os projetos que estiveram dentro das normalidades seguirão normalmente. “A gestão pública é impessoal. Agora se ele tiver um convenio que teve os recursos liberados e o dinheiro não foi empregado e, parte não está no caixa, esse projeto vai ter problemas para ser concluído”, adianta Maia, reafirmando que o atual Prefeito não pode ser responsabilizado pelo deslize da administração anterior.
“Agora se tiverem aplicado os recursos dentro da normalidade, não tem nenhum problema para que a obra continue”, ressalta.
INFRAESTRUTURA – O deputado federal Joaquim de Lira Maia destaca que os primeiros seis meses do inicio de um governo em Santarém se torna problemático devido ao período invernoso, onde a população reclama dos problemas de infraestrutura. Entretanto, ele afirma que Von já corrigiu vários pontos críticos das ruas da cidade, principalmente problemas deixados pela gestão anterior.
“Eu já fui prefeito de Santarém e diria que os primeiros seis meses é cruel, pois o novo gestor assume na época chuvosa. Nesse ponto já existe até milagre de vários pontos corrigidos em função disso. Prefeito nenhum ainda não pode Receber nenhuma avaliação com relação a esse aspecto”, afirma Maia.
POCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS – Com relação a outros procedimentos administrativos, o deputado federal Joaquim de Lira Maia garante que a parte operacional, com cuidados e planejamento está sendo feito rigorosamente por Von. Ele afirma que o prefeito Alexandre Von já fez toda a parte de manutenção no planalto e, agora está se direcionando a região de rios, com um planejamento participativo, ouvindo as lideranças de comunidades e compondo um plano de governo.
“Isso também vai ocorrer aqui dentro da cidade, enquanto, sobretudo se estrutura o Governo, para que tenha condições de trabalhar na área de infraestrutura”, justifica.
RECLAMAÇÕES – Em relação as reclamações direcionadas a administração de Von, o deputado Lira Maia justifica que cada gestor tem o seu método de trabalho, mas que existe um acumulo muito grande de problemas devido parte do atual Governo ter pessoas que estão entrando na vida pública agora.
“A gente tem sentido a dedicação muito grande do Governo, mas é lógico que a tarefa é muito grande. Há em qualquer setor as reclamações, o que é muito natural. Eu acredito no poder de administração do Alexandre e, de que fará um grande governo”, diz Maia, argumentando que a parte de comunicação do prefeito Alexandre Von, com a Câmara e a imprensa, no decorrer do governo irá melhorar.
“Essas coisas toda que o pessoal tem reclamado na rua é perfeitamente normal, em função desses acúmulos de atividades no inicio. Acredito que todos terão paciência para esperar esse período de maturação, para que a gente possa cobrar de fato o que foi prometido em campanha. Muita coisa já está saindo, mas tem muita coisa ainda pra sair”, afirma.
INTERMEDIAÇÃO – Perguntado se a assessoria do prefeito Alexandre Von poderia intermediar o dialogo entre o poder executivo e o legislativo, o deputado Lira Maia disse que o atual gestor tem dado atenção devida aos servidores, mas que a tarefa de intermediação política, cabe aos vereadores também fazer.
“O Prefeito não tem condições de estar marcando todos os dias audiências com esse ou aquele setor. Nesse início, a tarefa é muito grande, mas acredito que o Alexandre está preocupado também com esse aspecto e vai se organizar para fazer a intermediação, até porque a função de prefeito não é apenas administrativa”, garante.
Maia destaca que o Prefeito se consolida como um agente político que tem que fazer a administração de recursos do Município, mas segundo ele, os auxiliares da administração devem ser os vereadores.
“Tem toda uma população pra dar respaldo, mas os seus grandes auxiliares são, sobretudo os vereadores aliados e seus secretários. Ele (Alexandre) saberá organizar tudo, para corrigir se é que eles estão achando que é uma falha e vai dar a volta por cima”, garante Maia, acreditando que os vereadores entrarão em acordo com a Prefeitura, onde as coisas chegarão a contento logo que haja o entendimento.
GOVERNO JAILSON ALVES – O deputado federal, Joaquim de Lira Maia ressalta que paralelo a administração de Santarém, existe o período de transição e de implantação do Município de Mojuí dos Campos. Para ele, o prefeito Jailson Alves e o vice Juvenal têm feito todos os esforços, no sentido de fazer um bom governo.
“Eu estive lá e posso afirmar que nesses dois meses e meio da administração de Mojuí, já houve um crescimento maior do que nos últimos 20 anos, é comprovado”, garante Maia.
Ele destaca que o prefeito Jailson Alves está encontrando dificuldades em relação aos recursos do Governo Federal destinados a educação, saúde, entre outros, os quais ainda estão vindo para o Município de Santarém.
“Não houve desmembramento. O Alexandre por meios legais faz o repasse dos recursos, mas por enquanto ainda não foi feito. De forma que as duas administrações, que estamos apoiando diretamente, estão com a melhor intenção de fazer bons governos”, afiança.
Fonte: O Impacto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.