Vettel vence na Coreia do Sul e é o novo líder do Mundial; Massa é 4º


Velocidade Atual bicampeão, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu o GP da Coreia do Sul neste domingo, no circuito de Yeongam, e assumiu a liderança do Mundial de pilotos de F-1, faltando agora apenas quatro etapas para o fim da temporada.
Vettel largou na segunda posição, mas assumiu a liderança logo na largada e não teve trabalho para chegar ao triunfo. O australiano Mark Webber, também da Red Bull, terminou a prova em segundo lugar.
O alemão Sebastian Vettel comemora a vitória na Coreia do Sul
O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, foi o terceiro e caiu para a segunda colocação no Mundial de pilotos. O brasileiro Felipe Massa esteve num ritmo bem melhor que o seu companheiro de equipe, mas ficou na quarta posição. Bruno Senna, da Williams, foi o 15º.
Com a vitória, Vettel chegou aos 215 pontos, enquanto Alonso tem agora 209. O finlandês Kimi Raikkonen, da Red Bull, quinto colocado na Coreia do Sul, aparece em terceiro na classificação geral, com 167 pontos. A próxima corrida acontece daqui a duas semanas, na Índia. Abu Dhabi, Estados Unidos e Brasil completam o calendário.
A CORRIDA
A expectativa de Alonso antes da largada era a de que Hamilton ultrapassasse Vettel e que Raikkonen ganhasse sua posição. As projeções, porém, não se concretizaram, e, no fim, não foi bom e nem ruim. Não é que houve uma jogada de equipe clara, mas Vettel passou o seu companheiro de equipe, Webber, e pulou para a primeira posição logo na largada.
Já a Alonso não tinha a mesma sorte de poder contar com Massa na frente. Mesmo assim, no final das contas, se saiu bem. Uma porque não foi atacado por Raikkonen. E outra porque conseguiu ultrapassar Hamilton, o terceiro colocado, posicionado no lado bom da pista. Já Massa pulou da sexta para a quinta colocação.
Jenson Button, que não fez um bom treino no sábado, se despediu da corrida logo no início, pois seu carro foi atingido por Kobayashi. Rosberg também saiu da prova. Dessa vez Grosjean não aprontou. Sorte de Massa, que largou na sua frente.
E o brasileiro não perdeu o ritmo da boa saída. Depois de passar pelos boxes, na volta 15, ele conseguiu tomar a quarta posição de Hamilton na 21ª volta. O inglês não tinha o carro em suas melhores condições. Andava um segundo mais lento que os dez primeiros.
O piloto da McLaren passou então a ser incomodado por Raikkonen, que conseguiu fazer a ultrapassagem na volta 24, mas tomou o troco logo em seguida, em uma disputa de destaque no meio da corrida.
Enquanto isso, Massa não tirava o pé. Fez o melhor tempo da prova até então na volta 29 e colou em Alonso. A diferença chegou a cair para apenas um segundo. Na 39ª volta, o engenheiro de Massa pediu para o brasileiro diminuir um pouco o ritmo e se desgrudar do espanhol. No fim, ficou seis segundos atrás do companheiro.
Na frente desde que passou Webber na largada, Vettel seguiu tranquilo na ponta, tirando apenas uma preocupação com o desgaste dos pneus, que não lhe causou problemas. Festa com direito a bandeirada de Psy, o dono do hit "Gangnam Style". E a F-1 tem um novo líder.
Vettel chegou ao seu terceiro triunfo consecutivo --o quarto na temporada-- e atingiu a marca de 25 vitórias na F-1. Assim, superou Juan Manuel Fangio e igualou Jim Clark e Niki Lauda. Tricampeonato à vista?
CONFIRA OS TEMPOS DO GP DA COREIA DO SUL
1. Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull - 1h36min28s651
2. Mark Webber (AUS) - Red Bull - +8s2
3. Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - +13s9
4. Felipe Massa (BRA) - Ferrari - +20s1
5. Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus - +36s7
6. Nico Hulkenberg (ALE) - Force India - +45s3
7. Romain Grosjean (FRA) - Lotus - +54s8
8. Jean-Eric Vergne (FRA) - Toro Rosso - +69s5
9. Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso - +71s7
10. Lewis Hamilton (ING) - McLaren - +79s6
11. Sergio Perez (MEX) - Sauber - +80s0
12. Paul di Resta (ESC) - Force India - +84s4
13. Michael Schumacher (ALE) - Mercedes - +89s2
14. Pastor Maldonado (VEN) - Williams - +94s9
15. Bruno Senna (BRA) - Williams - +96s9
16. Vitaly Petrov (RUS) - Caterham - a 1 volta
17. Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham - a 1 volta
18. Timo Glock (ALE) - Marussia - a 1 volta
19. Charles Pic (FRA) - Marussia - a 2 voltas
20. Narain Karthikeyan (IND) - Hispania - a 2 voltas
21. Pedro de la Rosa (ESP) - Hispania - não completou
22. Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber - não completou
23. Nico Rosberg (ALE) - Mercedes - não completou
24. Jenson Button (ING) - McLaren - não completou

Fonte: Folha de Sao Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.