JACARÉ ACANGA: A LUTA PELA PACIFICAÇÃO CONTINUA

Jacareacanga - Caminha a passos largos  entendimentos para a pacificação dos ânimos acirrados provocada pela invasão de guerreiros Munduruku  que depredaram  a delegacia de policia motivada pela vingança pela morte de Lelo Akay.

Tidos como reféns, o Procurador da Funai e o superintendente da Policia Civil Drs Sóstenes e Edinaldo respectivamente, esses na verdade estão sob liberdade vigiada e demonstram tranquilidade apesar do clima pouco amistoso. Tive a oportunidade de almoçar em um restaurante com os dois, e ainda com o Coordenador da Funai Deuzivaldo Saw, além de Augusto Martins  e duas lideranças indígenas incumbidas de negociações Waldemir Noris e Waldelirio Manhuari onde pudemos analisar os rumos que  a situação toma e a confiança em uma rápida solução.
Os indígenas relacionaram algumas condições para retornarem às suas aldeia de origem entre elas a presença do Governador e do Secretario de segurança Publica. Como seria impossível a vinda do governador os índios querem a presença do Dr. Luiz Fernandes Secretario de Segurança Publica. Após o almoço, nos deslocamos para o aeroporto precisamente ao infraero, que tem um bom sistema de comunicação, e  pudemos fazer contato diretamente com o Secretario, antes com  Tom Farias do serviço de inteligencia da Secretaria, o qual me disse que necessitaria de ordem superior para deixar a capital, mas prometeu retorno  e garantiu insumos financeiros para a construção de uma delegacia. Notei na comunicação com o Secretario, a vontade de resolver logo e da melhor maneira possível o drama que vive a população, prometendo conter o aparato policial em Itaituba para não entrar  em operação contra os indígenas que estão fortemente armados com armamento tribal.
Por outro lado os índios apelam que a força de segurança publica pode se apresentar em Jacareacanga que por eles não haverá contenda, Entendem os indígenas que a cidade necessita da presença da policia, e recomendam que  essa força ativa da sociedade poderá se apresentar na chegada que serão bem recebidos.
Jacareacanga vive momentos de expectativa para o final do conflito e decerto que a presença da principal autoridade de segurança publica do estado Dr. Luiz Fernandes, poderá por fim aos dias de pavor que a população está sofrendo.
Para citar um exemplo do transtorno provocado, os estabelecimentos de ensino estão fechados, alguns comércios tambem e até os caixas eletrônicos não tem dinheiro já que os caixas não foram alimentados por se temer depredação. Jacareacanga está respirando, Jacareacanga vai se erguer e dar seus gigantescos passos.
Fonte: RASTILHO DE POLVORA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.