Silval vai à China viabilizar ferrovia que liga MT ao Pará

Estatal asiática e fundos de investimentos terão participação em nova estrada de ferro

Secom/MT
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Estrada de ferro ligando Mato Grosso ao Pará será um complemento da Ferronorte; Silval viaja para a China
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O governador Silval Barbosa (PMDB) lidera uma comitiva, composta por secretários de Estado, assessores e empresários, que embarca para a China, na madrugada desta quinta-feira (21).

O objetivo principal da viagem é tratar sobre a implantação da ferrovia entre Cuiabá e Santarém, no Pará, que é objeto de interesse da estatal chinesa China Railway Engineering Corporation.

Além disso, o governador e sua comitiva se reunirão com diversas outras empresas chinesas interessadas em fazer negócios e investimentos em Mato Grosso. Silval informou que será um encontro com 27 executivos de grandes empresas da China.

Antes de ir para o outro lado do mundo, porém, o governador participaá da Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (20). Ele retorna ao Brasil no dia 28 deste mês.

“Vou visitar a maior fábrica de ferrovia e trens da China, e vou me reunir com a estatal [China Railway] e os fundos [de financiamento] de lá, para tratar sobre o trecho Cuiabá-Santarém da ferrovia”, informou Silval.

Esse trajeto é parte da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, também chamada de Ferronorte, que começa em Alto Taquari (479 km ao Sul de Cuiabá).

A companhia do Governo chinês controla metade das ferrovias do país, tem investimento na América do Norte, na Europa Oriental, na África e Ásia , e quer estender seus tentáculos para o Brasil.

No ano passado, representantes da empresa participaram da primeira Rota da Integração do Governo Silval Barbosa (PMDB), ao longo da BR-163, entre a capital mato-grossense e a cidade paraense, e demonstraram entusiasmo com a possibilidade de implantar esse trecho da Ferronorte, que terá mais de mil quilômetros de extensão.

A estrada de ferro ajudará a desafogar as rodovias mato-grossenses e, depois de pronta, deve ser tornar a principal rota de escoamento da produção do Estado, devido ao custo mais baixo que o transporte rodoviário.

Ferronorte

Três terminais da Ferronorte já estão em operação: Alto Taquari, Alto Araguaia (a 414 km de Cuiabá) e Itiquira (a 357 km). O quarto terminal, de Rondonópolis (a 212 km), deve ser inaugurado no começo de 2013.

Desse ponto em diante, não há nada definido. Enquanto a China Railway mira o trecho entre Cuiabá e Santarém, a companhia italiana Salcef S/A e o grupo sul-coreano Posco estão interessados no trecho entre Rondonópolis e a Capital.

A concessionária responsável pelos trechos já licitados da ferrovia, a América Latina Logística (ALL), não demonstrou interesse em levar os trilhos além de Rondonópolis e, após negociação com o Governo estadual, acabou abrindo mão da concessão desses trechos, que, agora, está sob responsabilidade do Executivo estadual.
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