Azul e Trip assinam acordo de associação

Juntas, companhias somam 15% do mercado doméstico, dizem empresas.
Fundador da Azul, David Neeleman, presidirá a nova holding.

Jato da Embraer 175 operado pela companhia aérea Trip (Foto: Divulgação/Trip Linhas Aéreas)Jato da Embraer 175 operado pela companhia
aérea Trip (Foto: Divulgação/Trip Linhas Aéreas)
A Azul Linhas Aéreas, terceira maior companhia do mercado brasileiro, e a Trip, sexta no ranking doméstico, anunciaram oficialmente nesta segunda-feira (28) que assinaram um acordo de associação.
Juntas, Azul e Trip somam 112 aeronaves, 837 voos diários, 316 rotas, 96 cidades atendidas e 15% do mercado doméstico, segundo as companhias.
O fundador da Azul, David Neeleman, será o presidente da nova holding Azul Trip SA, formada pela união das duas empresas.
"Estamos muito felizes, muito animados, para anunciar nossa nova associação, nossa fusão. Tenho grande admiração pela Trip, nossas culturas são muito semelhantes. Tinha um sonho de que um dia este dia poderia acontecer", afirmou Neeleman.
A nova companhia deverá receber as ações da Trip Linhas Aéreas, após as devidas autorizações, e passar a ser controladora de duas empresas independentes – que caminham para uma integração.
Segundo as empresas, não haverá pagamento de nenhuma das partes, nem aporte ou saída de recursos. O grupo da Trip, que é formado por algumas empresas, vai passar a deter 1/3 do capital desta nova empresa. Atuais controladores e acionistas da Azul ficam com 2/3.
Mercado doméstico
Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta segunda-feira, a Azul detinha, em abril, 9,94% de participação no mercado do país, fazendo da companhia a terceira maior do setor.
Já a fatia da Trip no mesmo período era de 4,29%. A empresa, no entanto, mostrou avanço em relação aos 2,7% de participação um ano antes – destaque entre as companhias aéreas de menor porte. Desta forma, as duas empresas detiveram em abril uma participação de mercado de 14,23%.
A liderança segue sendo disputada entre a TAM e o grupo Gol, que tenta ver aprovada a compra da Webjet. A quarta posição fica com a Avianca, que em abril teve 4,98% do mercado doméstico.
A união das empresas, que possuem frotas de jatos Embraer e turboélices da ATR, ocorre depois que a TAM assinou em março do ano passado uma carta de intenções para comprar 31% de participação na área regional, acordo que não se concretizou.
PERFIL DAS COMPANHIAS
 
azul (Foto: Divulgação)
Trip (Foto: Divulgação)
  AZUL TRIP
Data de Fundação 2008 1998
Frota 54 aeronaves 58 aeronaves
Cidades atendidas 46 88
Funcionários 5.000 3.800
Faturamento em 2011   R$ 1,1 bilhão
Participação de mercado 9,94% (abril 2012) 4,29% (abril 2012)
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.