Cheia precoce do Tapajós causa morte de tartaruguinhas em Monte Cristo

Reportagem e fotos: José Mário Dutra
Em 2012 a produção de filhotes de tartarugas no Tabuleiro de Monte Cristo, no Rio Tapajós, interior do Pará, seria de mais de 1 milhão de animais, não fosse a chegada precoce da enchente, causando a morte de muitos filhotes.
Nos tanques são colocadas as tartaruguinhas retiradas
das covas pelos agentes do Ibama

Há também a ação dos predadores naturais como urubus e jacarés, além da ação humana na captura ilegal das tartarugas para a comercialização. Os agentes recolhem os filhotes diariamente nessa época de eclosão (nascimento) e os levam para um tanque para um período de mais ou menos oito dias até sarar o umbigo, evitando assim a ação dos predadores. Logo após esse período eles são devolvidas para o rio para seguirem o curso natural da vida.
O trabalho paciente de proteger
as tartaruguinhas dos predadores
naturais e "humanos"
O que mais os agentes de praia reclamam é da falta de apoio dos órgãos competentes para que o trabalho seja realizado a contento. O salário dos funcionários do Tabuleiro está 2 meses atrasado. As condições de moradia são péssimas. Agora com as enchentes que, segundo eles, vêm mais fortes, estão correndo sérios riscos de ficarem sem um local adequado para suas instalações. Ainda sofrem ameaças por parte daqueles que muitas das vezes são abordados quando estão capturando os animais para comercialização.
A equipe do Ibama se esforça para proteger os animais com
os poucosrecursos que o governo lhes fornece
Parte da casa onde os agentes se abrigam já desmoronou devido à forte correnteza no local. Não há qualquer tipo de comunicação no
local.
Quando precisam se comunicar, os agentes do Ibama vão até a localidade de Barreiras para usar um telefone que muitas vezes apresenta problemas de funcionamento.
O tabuleiro de Monte Cristo recebe cuidados há mais de 30 anos. Nazareno Silva, fiscal do Ibama, gastou dinheiro do próprio bolso para abastecer com genêros de primeira necessidade os agentes que ali ficam para realizar seu trabalho. O desejo desses agentes que trabalham ali, alguns há mais de 20 anos, é que haja uma atenção maior para com essa situação.
Localização
O Tabuleiro de Monte Cristo fica às margens do Rio Tapajós, entre Aveiro e Itaituba, distante 50 minutos de voadeira (motor 40hp) saindo de Itaituba. Saindo de carro de Itaituba até a localidade de Barreiras (70km) estrada de chão, a viagem dura em média 2 horas. De Barreiras até o tabuleiro são  15 minutos de voadeira.
Fonte: Blog do Manuel Dutra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.