Jatene anuncia Secretaria de Turismo


Jatene anuncia Secretaria de Turismo (Foto: Tamara Sare/Agência Pará)
(Foto: Tamara Sare/Agência Pará)
Criativo, único e inovador. Tais características serão agregadas à marca do turismo paraense a partir de agora. Estas diretrizes foram apresentadas na noite de ontem, durante o lançamento do Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará, denominado “Ver-o-Pará”. O governador do Estado, Simão Jatene, aproveitou o evento para assinar o Termo de Compromisso para criação da Secretaria de Turismo do Estado do Pará. O projeto está em fase de elaboração e deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa em breve, conforme informou a Paratur, órgão oficial da área. A nova logomarca do turismo paraense também foi apresentada.
Na cor do açaí e com motivos que remetem aos povos primitivos da Amazônia, a marca pretende dar identidade ao turismo no Pará.
“Estamos voltando, dessa vez, para ousar com criatividade, para que possamos recolocar o Pará na rota do desenvolvimento”, destacou Adenauer Góes, presidente da Paratur. De acordo com ele, o plano foi elaborado por centenas de mãos. “O pacto pela Pará na área do turismo está sendo efetivado hoje”, completou. A apresentação ficou a cargo da paulista Patrícia Sevilha, responsável pela coordenação da elaboração do plano.
Conforme explicou Patrícia, o plano consiste em macroprogramas que vão direcionar os novos rumos do turismo paraense, garantindo o fortalecimento do setor. Algumas ações já estão sendo desenvolvidas pela Paratur. “Estas ações são emergenciais, para garantir que uma estratégia sólida possa ser construída e encontre um ambiente forte para ser consolidada”, garantiu.
Esta nova estratégia do governo pretende reaproximar o turismo paraense do empresariado, para que haja a retomada de investimentos no setor. A coordenadora destacou ainda a importância da capital, Belém, da região do Tapajós e do arquipélago do Marajó, como sendo os mais procurados pelos turistas e aquelas áreas que mais carecem de investimentos em infraestrutura.
NA REDE
O plano prevê a elaboração de ferramentas de divulgação do turismo, com vasto material publicitário, como o novo site (ww.turismoparaense.pa.gov.br) e a nova marca turística do Pará, que pretende estabelecer identidade a todos os produtos comercializados e que terá ainda o slogan “Pará: Obra-prima da Amazônia”.
O Plano está divido em três etapas: Diagnóstico, Planejamento Estratégico e Plano Operacional e surge como norteador das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento do turismo paraense enquanto ferramenta de geração de emprego e renda e melhoria de qualidade de vida aos que estão ligados direta e indiretamente a essa cadeia produtiva.
O governador Simão Jatene garantiu a aplicabilidade de todas as ações previstas no plano e se propôs a reunir com outros órgãos fomentadores do turismo para firmar parcerias. “Se temos a chance de construirmos algo diferente neste Estado realmente é fazendo um pacto, valorizando o que temos e aquilo que nos aproxima. Não o que nos divide. O turismo agrega coisas nossas, é a nossa identidade sendo mostrada para o mundo todo”.
Entre os objetivos principais do plano, está a melhoria na qualidade dos produtos que o Pará oferece, a exemplo do Círio de Nazaré, como exemplificou Patrícia Sevilha, e do ecoturismo nas regiões turísticas. Ela apresentou, ainda alguns números. Em 2010, por exemplo, a França foi responsável pelo fluxo de 14,2% dos turistas que visitaram o Pará, os Estados Unidos 11,2%, a Itália 10,2%, Alemanha 8,9% e a Argentina 5%, ficando outros países com fluxos menores. Uma das metas é aumentar a quantidade de turistas, que hoje ultrapassa 600 mil por ano, assim como o tempo de permanência deles em Belém e demais regiões turísticas.
(Diário do Pará)

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