Jatene anuncia Secretaria de Turismo
(Foto: Tamara Sare/Agência Pará)
Criativo, único e inovador. Tais
características serão agregadas à marca do turismo paraense a partir de
agora. Estas diretrizes foram apresentadas na noite de ontem, durante o
lançamento do Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará,
denominado “Ver-o-Pará”. O governador do Estado, Simão Jatene,
aproveitou o evento para assinar o Termo de Compromisso para criação da
Secretaria de Turismo do Estado do Pará. O projeto está em fase de
elaboração e deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa em breve,
conforme informou a Paratur, órgão oficial da área. A nova logomarca do
turismo paraense também foi apresentada.
Na cor do açaí e com motivos que remetem aos povos primitivos da Amazônia, a marca pretende dar identidade ao turismo no Pará.
“Estamos voltando, dessa vez, para ousar
com criatividade, para que possamos recolocar o Pará na rota do
desenvolvimento”, destacou Adenauer Góes, presidente da Paratur. De
acordo com ele, o plano foi elaborado por centenas de mãos. “O pacto
pela Pará na área do turismo está sendo efetivado hoje”, completou. A
apresentação ficou a cargo da paulista Patrícia Sevilha, responsável
pela coordenação da elaboração do plano.
Conforme explicou Patrícia, o plano
consiste em macroprogramas que vão direcionar os novos rumos do turismo
paraense, garantindo o fortalecimento do setor. Algumas ações já estão
sendo desenvolvidas pela Paratur. “Estas ações são emergenciais, para
garantir que uma estratégia sólida possa ser construída e encontre um
ambiente forte para ser consolidada”, garantiu.
Esta nova estratégia do governo pretende
reaproximar o turismo paraense do empresariado, para que haja a
retomada de investimentos no setor. A coordenadora destacou ainda a
importância da capital, Belém, da região do Tapajós e do arquipélago do
Marajó, como sendo os mais procurados pelos turistas e aquelas áreas que
mais carecem de investimentos em infraestrutura.
NA REDE
O plano prevê a elaboração de
ferramentas de divulgação do turismo, com vasto material publicitário,
como o novo site (ww.turismoparaense.pa.gov.br) e a nova marca turística
do Pará, que pretende estabelecer identidade a todos os produtos
comercializados e que terá ainda o slogan “Pará: Obra-prima da
Amazônia”.
O Plano está divido em três etapas:
Diagnóstico, Planejamento Estratégico e Plano Operacional e surge como
norteador das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e
fortalecimento do turismo paraense enquanto ferramenta de geração de
emprego e renda e melhoria de qualidade de vida aos que estão ligados
direta e indiretamente a essa cadeia produtiva.
O governador Simão Jatene garantiu a
aplicabilidade de todas as ações previstas no plano e se propôs a reunir
com outros órgãos fomentadores do turismo para firmar parcerias. “Se
temos a chance de construirmos algo diferente neste Estado realmente é
fazendo um pacto, valorizando o que temos e aquilo que nos aproxima. Não
o que nos divide. O turismo agrega coisas nossas, é a nossa identidade
sendo mostrada para o mundo todo”.
Entre os objetivos principais do plano,
está a melhoria na qualidade dos produtos que o Pará oferece, a exemplo
do Círio de Nazaré, como exemplificou Patrícia Sevilha, e do ecoturismo
nas regiões turísticas. Ela apresentou, ainda alguns números. Em 2010,
por exemplo, a França foi responsável pelo fluxo de 14,2% dos turistas
que visitaram o Pará, os Estados Unidos 11,2%, a Itália 10,2%, Alemanha
8,9% e a Argentina 5%, ficando outros países com fluxos menores. Uma das
metas é aumentar a quantidade de turistas, que hoje ultrapassa 600 mil
por ano, assim como o tempo de permanência deles em Belém e demais
regiões turísticas.
(Diário do Pará)
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