Começa o período do defeso de seis espécies de peixes amazônicos

O defeso veta atividades de caça, coleta e pesca esportiva e comercial de espécies de peixe, visando à preservação e garantindo a reprodução destas, que no caso são Pirapitinga, Mapará, Sardinha, Pacu, Aruanã e Matrinxã

 O defeso veta atividades de caça, coleta e pesca esportiva e comercial de espécies de peixe, que no caso são Pirapitinga, Mapará, Sardinha, Pacu, Aruanã e Matrinxã. 

Começou nessa terça-feira (15) e vai até o dia 15 de março de 2012, o período do defeso de seis espécies de peixes amazônicos.
A medida é baseada na portaria nº 48 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que estabelece o defeso neste período.
O defeso veta atividades de caça, coleta e pesca esportiva e comercial de espécies de peixe, visando à preservação e garantindo a reprodução destas, que no caso são Pirapitinga, Mapará, Sardinha, Pacu, Aruanã e Matrinxã.
De acordo com o superintendente do Ibama/AM, Mário Lúcio Reis, a fiscalização será feita em conjunto com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Batalhão de Policiamento Ambiental e das representações dos feirantes e pescadores.
“Serão feitas abordagens nas embarcações e também nos frigoríficos quem estiverem comercializando as espécies proibidas neste período”, ressaltou Mário.
Quem insistir na captura das espécies durante o defeso terá o pescado apreendido e receberá uma multa que varia de R$ 150 a R$ 30 mil reais, segundo o engenheiro de pesca e analista ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Gelson Batista.
Campanha
Até esta quinta-feira (17), o Ipaam, que coordena a campanha “Pescador, Fique Legal”, alerta os pescadores do Estado para a obrigatoriedade de declararem seus estoques pesqueiros.
A declaração de estoque consiste no documento que comprova que o pescador adquiriu os peixes das espécies do defeso – aruanã, matrinxã, mapará, sardinha, pacu e pirapitinga – antes do período de proibição de captura.

 Fonte: A Critica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.