MALÁRIA Surto é confirmado em São Luiz do Tapajós


65 casos de malária foram confirmados durantes os meses de junho e julho em São Luiz do Tapajós. Apesar dos motivos ainda serem desconhecidos, suspeita-se de que os casos sejam consequência da baixa das águas do Rio Tapajós que margeia a comunidade.
Mesmo o Ministério da Saúde repassando mensalmente para Itaituba verba em torno de R$ 320, 000,00 (trezentos e vinte mil reais) de acordo com informações do Tesouro Nacional na Internet, valores esses destinados para infraestrutura de combate nos programas de endemias para doenças como malária e dengue, o município não tem agentes de endemias em número suficiente para cobrir toda a extensão municipal de forma a efetivar uma ação mais eficaz.
O chefe do setor de endemias, Eulison Braga, disse que já é do conhecimento do setor a respeito dos casos registrados em São Luiz, porém, demonstrando que não tem conhecimento do que está acontecendo em sua pasta, disse que são apenas 37 casos confirmados em São Luiz e que os agentes estão atendendo o garimpo de Água Branca onde também ocorreu uma elevada incidência de casos, mas assegurou que no final deste mês os agentes estarão seguindo para São Luiz do Tapajós.
A enfermeira do Posto de Saúde de São Luiz do Tapajós, Takaiane Rodrigues, enfatiza que os casos de malária registrados na vila podem está sendo provenientes de uma área habitada por indígenas conhecida por Paraná (em sua maioria crianças). Para minimizar o surto da doença a enfermeira vinha fazendo vinha tratando dos pacientes no posto da própria comunidade onde era feito o “teste rápido” uma espécie de exame que detectar a doença em apenas 15 minutos, mas que atualmente encontra-se em falta no posto de saúde da comunidade.
Com a falta do teste, as amostras de sangue estão sendo colhidas e encaminhadas ao hospital municipal onde são realizados os testes. Quando o resultado é positivo, juntamente com o comunicado, o hospital já manda o medicamento para o paciente. Quando o estado de saúde do paciente é considerado grave, ela encaminha de imediato o doente para tratamento no Hospital Municipal.
Com as oito lâminas que se encontram pendentes de resultados, os casos confirmados podem chegar a 70.

Fonte: Blog do Amaral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.