Novos Estados no Brasil: como isso foi resolvido nos USA?



Tavares Bastos
Aureliano Cândido Tavares Bastos, alagoano nascido em Marechal Deodoro em 1839, morreu na França em 1875. Foi um político brasileiro, escritor e jornalista. É considerado um precursor do federalismo, por sua luta contra a excessiva centralização administrativa durante o Segundo Reinado.





O Mapa dos USA: racionalidade na ocupação do
território, um dos fatores do rápido progresso





Há mais de um século e meio, como vários outros estudiosos, Bastos já analisava a incoerência e os erros da desorganização territorial brasileira, sob a forma de províncias, herança das capitanias hereditárias do século 16.

O patrimonialismo territorial, tão arraigado no Brasil, foi uma das razões do atraso do País. Tavares Bastos compara o Brasil com os Estados Unidos, onde a divisão interna dos diversos Estados foi uma das razões de um crescimento harmonioso. Explica Tavares Bastos que, na formação da federação norte-americana, alguns Estados cederam parte de suas terras à União para a formação de novas unidades, situação não verificada no Brasil, onde a resistência à formação de novas Províncias ou Estados é historicamente constatada.

Inclusive a idéia de Territórios Federais foi copiada dos Estados Unidos. Lá, esses territórios cedidos pelos Estados ao governo federal ficavam sob a administração do governo central até que pudessem caminhar por suas próprias pernas. E, dessa forma, o crescimento se deu de modo mais homogêneo, com Estados menores.

Isto está num dos livre de Tavares Bastos, sob o título A Província, reeditado em 1975 pela Editora Nacional de Brasília. e o Instituto Nacional do Livro.
Imagens: pensamentopoliticobrasileiro.blogspot.com / infoescola.com

Fonte: Blog do Manuel Dutra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.