Dia Mundial do Meio Ambiente


Você conhece o endereço da ONG, brasileira ou multinacional, dedicada ao meio ambiente e que tenha como foco de seu trabalho esse ambiente aí da foto?

Preocupda com o lixo, sim. Mas preocupada com o homem que está no lixo, onde é o endereço dessa organização?

Cuidar desse homem, fazer-lhe justiça e dar-lhe a chance de ser um cidadão, tudo isso não ajuda a "salvar o planeta?". Que "planeta" é esse que tantas ongs dizem querer "salvar?"

Por exemplo, por que tanta revolta e o fanatismo quase religioso contra a construção da usina de Belo Monte? Por que tanta indiferença em relação aos milhões que vivem na miséria, nas ruas, dentro do lixo? Os cidadãos indígenas e demais povos da floresta têm a mesma dignididade daqueles homens e mulheres que são jogados no lixo, seja na floresta, no descampado ou nas sarjetas. Por que os da floresta recebem mais atenção?

Você ja imaginou uma passeata promovida pelo Geenpeace, WWF, ongs brasileiras, presentes Schwarzenegger, Cameron e muitos outros do "grand monde", desfilando pela avenida Bernardo Sayão, em Belém, cidade amazônica, protestando contra autoridades e todos quantos se esquecem desse homem que confabula com o urubu?

Isso jamais acontecerá porque esse papo do homem com o urubu não "ameaça" o planeta!!! Qual é, então, o planeta que tantas ongs brasileiras e multinacionais querem salvar? O deles ou o nosso? Querem salvar qual Amazônia? A nossa, onde está o homem com o urubu, ou a deles, onde eles estão e nem estão se lixando para os pobres nem dos países deles, nem do Brasil, nem de parte alguma.

No Dia Mundial do Meio Ambiente seria interessante uma boa reflexão sobre a hipocrisia, que rima com ecologia. Essa reflexão poderia partir destas perguntas: é possível salvar o meio ambiente natural esquecendo-se do elemento mais importante do meio ambiente, que é o ser humano? Será que a importância de árvores, animais, rios e ar puro não deriva da importância dos humanos que aí vivem? É possível falar, sem hipocrisia, em meio ambiente, como se esse ambiente fosse um vazio humano, apenas disponível para outros ambientes já saturados de (des)humanos?

Post scriptum: Sei que há organizações não governamentais sérias, dedicadas a tantas causas justas e elogiáveis. mas sobre estas ONGs os holofotes não focam.

Fonte: Blog do Manuel Dutra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.