Morre o político Hélio Gueiros aos 85 anos

Faleceu por volta das 13h desta sexta-feira (15), o ex-governador do Pará (1987-1990) e ex-prefeito de Belém (1993-1996), Hélio Mota Gueiros. A informação foi confirmada pela família.
A casa de Hélio Gueiros foi cercada por amigos, que foram prestar solidariedade à família

Segundo Estela Pessoa, amiga do político, ele estava em casa quando faleceu. 'Ele vinha fazendo hemodiálise por conta de problemas renais. Às vezes passava dias internado, depois voltava para casa, mas estava vivendo', disse emocionada. O advogado Sábato Rossetti, também amigo da família, informou que no momento da morte Hélio Gueiros estava acompanhado de médicos e de familiares.

O político nas ruas de Belém durante campanha eleitoral

A esposa de Hélio, Terezinha Gueiros, secretária municipal de educação, não está em Belém. De acordo com Estela, ela está em São Paulo, onde foi fazer exames. 'Ela viajou ontem (14) e voltaria neste final de semana, ainda nem sei se ela já foi avisada, mas acredito que sim'.

Velório - O corpo de Hélio Gueiros será velado no Palácio Lauro Sodré, a partir das 18h de hoje. A família aguarda apenas a chegada da funerária para fazer o traslado do corpo.
Hélio Gueiros, em despacho no gabinete, na época em que foi governador do Pará

O enterro será às 15h deste sábado (16), no cemitério Recanto da Saudade, em Ananindeua.
História - Além de professor, advogado e político, Hélio Gueiros também exerceu o jornalismo como profissão. Na redação do Jornal O Liberal, passou pelas funções de repórter, redator, secretário, editorialista, colunista, redator-chefe e diretor-superintendente.

Na política, exerceu cargo como deputado federal, senador (1983 a 1987), Governador do Pará (1987 a 1990) e Prefeito de Belém (1993 a 1996).
Hélio Gueiros durante debate na TV Liberal. Ao lado, Duciomar Costa, Ana Júlia Carepa, Martinho Carmona e Arnaldo Jordy, adversários na disputa pela Prefeitura de Belém

A última disputa de Gueiros a um cargo político aconteceu em 2004, quando foi candidato a prefeito de Belém. Ele recebeu 67.270 votos, 9,24%, e ficou com a 3º colocação geral no pleito.

Perda - O senador Flexa Ribeiro lamentou a morte de Hélio Gueiros. 'O Pará perdeu mais um ilustre filho. Hélio Gueiros foi homem público com enorme preocupação com Pará e sua gente. Ocupou, com reconhecida competência, todos os cargos públicos de administração possíveis, além de ter trabalhado também no Poder Legislativo do Pará e do país'.
Hélio Gueiros estava com 85 anos e faleceu ao lado da família


O senador falou também sobre a amizade pessoal que tinha com o político. 'Além do homem público e da perda que representa ao Pará, pela sua história ligada à história do Estado, perco hoje um amigo pessoal meu e das nossas famílias. O Hélio era alguém que sempre estava de bom-humor e que sempre tinha uma palavra de conselho e experiência. Era um amigo que sempre procurei ouvir os conselhos. Já deixa saudades em todos nós'.


fonte : O Liberal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.