ESTAMOS PARTICIPANDO DO 1º ENCONTRO DE CONHECIMENTOS LIVRES DE ITAITUBA

LAMBERTO-PARENTE E MARCELO

Está acontecendo nas dependências do Núcleo Universitário de Itaituba – Polo da UAB/ETEC (Endereço Av. Dr. Hugo de Mendonça, S/n – Centro – Próximo ao Banco do Brasil), o I Encontro de Conhecimentos Livres de Itaituba, trata-se de um evento de software livre e cultura digital, que tem como objetivo criar o primeiro núcleo de cultura digital neste município. O encontro é uma inicativa do Coletivo Puraqué (Santarém-PA), FAPESPA (Fundação de Amparo a Pesquisa do Pará), Programa NavegaPará, IFPA/Itaituba e ASGRUFOCITA (Assoc. dos Grupos Folclóricos de Itaituba). As atividades começaram na tarde de ontem dia 21 de abril e se extendem até o dia 24. A cobertura do evento está por conta da Rádio Livre Muiraquitã FM 100.9, e do blog colaborativo puraque.org.br/cd_itaituba.

Palestras, rodas de conversa, oficinas e workshops fazem parte das ações que estão sendo desenvolvidas, dentre as palestras destacam-se as seguintes: Software Livre e Ética Hacker (Jader Gama 22/04 09:00h às 10:00h), Empreendedorismo Colaborativo e Negócios Inavodores (Larissa Carreira 23/04 às 09:00h), Iniciação a WEB e Cultura Digital (Tarcísio Ferreira 24/04 às 09:00h às 10:00h) e Comunicação Digital e Tecnologia Educacional ( Edilson Freitas 24/04 às 14:00h).

Estão acontecendo 4 oficinas simultâneas: Metareciclagem (Dennie Fabrizzio), Edição de Áudio (Marcelo Lobato), Cyberativismo e Construção de Blogs (Jader Gama), Edição de Vídeo (Edilson Freitas) e Editoração Eletrônica (Tarcísio Ferreira). Todos os oficineiros são pesquisadores da Fundação de Amparao a Pesquisa do Pará, contemplados no edital 012/2010 Infocentros NavegaPará Ações para Consolidação do Sistema Público Comunicação de Dados no Estado do Pará, visa viabilizar oficinas de cultura digital para a comunidade e de modo especial para os infocentristas que trabalham no Navegapará, cerca de 28 pessoas estão participando dessas atividades e até o final da semana estarão trabalhando colaborativamente, conhecendo os princípios filosóficos de uso de software livre e os conceitos que norteiam a ética hacker.

Um fato interessante que aconteceu foi o encontro de gerações que o evento proporcionou, uma vez que jornalistas muito experientes como por exemplo Lamberto de Carvalho e Jota Parente, estão participando do encontro e estão podendo compartilhar sua experiência profissional com jovens blogueiros que estão entrando no mundo da comunicação digital através da internet, os dois deram uma palhinha na rádio Muiraquitã, que se sentiu muito honrada em veicular duas vozes tão importantes do rádio paraense, destaque para os seus respectivos blogs www.jotaparente.blogspot.com e www.labertodecarvalho.com.b .

O público alvo das oficinas são alunos e monitores de infocentros do município de Itaituba, bem como acadêmicos do IFPA e professores de escolas públicas. Essas atividades financiadas pelo governo do estado, foram realizadas em diversos municípios entre eles: Santarém, Tucuruí, Belém, Altamira e Itaituba.

Todos participantes que cumprirem a carga horária mínima receberão certificados e poderão em seu município o primeiro Núcleo de Cultura Digital do munícipio de Itaituba, melhorando assim consideravelmente o uso da infraestrutura de TI do Programa NavegaPará.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.