Irã oferece ajuda aos EUA para conter vazamento de petróleo

Estados Unidos - O Irã ofereceu hoje ajuda aos Estados Unidos para frear o derramamento de petróleo que há um mês atinge o Golfo do México, ao afirmar que tem experiência porque no passado enfrentou desafios maiores.

Em declarações divulgadas pela agência de notícias estatal "Irna", o diretor de operações de perfuração da Companhia Nacional iraniana, Mehran Alinejad, disse que a República Islâmica conta com os meios técnicos para deter o vazamento de petróleo no mar.

"As equipes técnicas iranianas conseguiram grandes sucessos no fechamento de poços de petróleo. Comparativamente, a perfuração na plataforma do Golfo do México não é uma grande façanha", destacou o alto cargo iraniano.

Essa experiência foi adquirida pelos engenheiros iranianos durante os anos da guerra na fronteira entre o Irã e o Iraque (1980-1988), especificou Alinejad.

"Existe um desastre ecológico no Golfo do México que tem consequências negativas para todo o mundo. Por isso, recebemos uma resposta positiva das autoridades desse país, podemos examinar a situação e contribuir para sua solução", disse.

Os Estados Unidos informaram em 6 de maio que três países tinham oferecido ajuda diante da catástrofe, mas não mencionaram ao Irã.

Um mês depois da explosão da plataforma petrolífera, operada pela British Petroleum (BP) no Golfo do México, a 77 quilômetros do litoral do estado da Louisiana, que causou a morte de 11 trabalhadores, o vazamento ainda não foi controlado e ameaça a chegar nesta semana às restingas do delta do Mississipi.

O vazamento foi declarado "catástrofe nacional" pelo Governo dos Estados Unidos.

Segundo BP, vertem por dia no mar 5 mil barris de petróleo.

As informações são da Agência EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.