Com taça da Liga dos Campeões, Inter leva a tríplice coroa e fecha temporada perfeita

Madri, Espanha - A Inter de Milão se consagrou como a primeira equipe italiana da história a conquistar a tríplice coroa - o Campeonato Italiano (com um penta recorde), a Copa da Itália e a Liga dos Campeões da Europa na mesma temporada. Jamais um clube do país havia atingido o feito, que só foi conquistado por times da Holanda, Espanha, Escócia e Inglaterra.

O time milanês viveu uma temporada gloriosa. Além da primeira tríplice italiana, ainda bateu o recorde de títulos nacionais seguidos no país, com os cinco troféus obtidos entre 2006 e 2010. O feito se igualou às conquistas da Juventus dos anos 30 (1931 eté 1935) e do Torino da década de 40 (1943 até 1949, com dois anos sem disputa devido à guerra).

Vale lembrar que o título interista de 2005/2006 foi adquirido na Justiça, já que a Juventus havia sido campeã, mas foi punida com o rebaixamento pelo esquema de manipulação de resultados.

No Campeonato Italiano desta temporada, a Inter triunfou apenas na última rodada ao vencer o Siena, fora de casa, por 1 a 0. O troféu foi disputado ponto a ponto com a Roma, que acabou com 80 pontos - apenas dois atrás da líder Inter.

Foi o 18º título da equipe, que agora ultrapassou o Milan (17) e está a nove da recordista Juventus (27). O time do técnico José Mourinho ainda foi campeão pela sexta vez da Copa da Itália após vencer a mesma Roma por 1 a 0 na decisão.

Já na Liga dos Campeões, se classificou em uma chave que tinha Barcelona, Rubin Kazan e Dinamo de Kiev. Nas oitavas, venceu Chelsea, e nas quartas, o CSKA Moscou, por duas vezes cada até enfrentar o então atual campeão Barcelona na semi. Uma vitória por 3 a 1 na ida e uma derrota por 1 a 0 no Camp Nou na volta levaram a Inter a uma final de Liga depois de 38 anos. A última vez havia sido em 1971/1972, quando foi derrotada pelo Ajax. Hoje, bateu o Bayern por 1 a 0 e venceu o torneio mais importante do continente 45 anos depois do bi de 1964 e 1965.

A grande temporada do time de Milão rendeu dez jogadores pré-convocados para a Copa do Mundo de 2010. São eles: os argentinos Samuel e Diego Milito, os brasileiros Júlio César, Maicon e Lúcio, o meia holandês Sneijder, o meio-campista esloveno Rene Krhi, o ganês Muntari, o meia sérvio Dejan Stankovic e o atacante camaronês Samuel Eto'o.

Assim como a Inter, outras cinco equipes já conquistaram a façanha da tríplice coroa. A primeira foi o Celtic em 1967, depois o Ajax de Cruyff e Neskens em 1972, o PSV de Ronald Koeman em 1988, o Manchester United de David Beckham em 1999 e o Barcelona de Messi em 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.