Sob chuva na China, Button repete o show da Austrália, vence a segunda e vira líder

Inglês brilha na estratégia e puxa dobradinha da McLaren em Xangai; ultrapassado por Alonso em manobra polêmica, Massa chega em nono

Pista molhada, ousadia na estratégia, champanhe no alto do pódio. Com os mesmos ingredientes da Austrália, Jenson Button repetiu a receita no GP da China e conseguiu neste domingo sua segunda vitória na temporada da Fórmula 1, liderando a dobradinha da McLaren à frente de Lewis Hamilton. A diferença desta vez é que o triunfo no circuito de Xangai coloca o atual campeão mundial no topo da classificação. Para chegar lá, ele caprichou na tática dos pneus e atravessou 56 voltas de uma corrida cheia de episódios polêmicos.

O maior deles - ao menos para os brasileiros - foi o fogo amigo de Fernando Alonso para cima de Felipe Massa. O espanhol ultrapassou o companheiro da Ferrari na entrada dos boxes, numa manobra pouco comum entre colegas de equipe. Massa acabou não conseguindo se recuperar na chuva e terminou em nono. Alonso, que já tinha queimado a largada, foi o quarto, logo atrás de Nico Rosberg, da Mercedes, que completou o pódio atrás das McLarens.
Chuva de champanhe: Button festeja a vitória no GP da China, que o coloca na liderança do campeonato

Massa chegou à China como líder do campeonato e deixará o país – assim que o caos aéreo permitir – na sexta posição, com 41 pontos. Button lidera com 60, seguido por Rosberg (50), Alonso (49) e Hamilton (49). Quem também não teve motivos para sorrir em Xangai foi o pole Sebastian Vettel, da RBR, que novamente não conseguiu comprovar na corrida a qualidade da equipe. O alemão terminou em sexto, logo à frente do companheiro Mark Webber.

Por falar em alemão, Michael Schumacher voltou a sofrer com a nova geração da F-1. Após brigar com os mais jovens durante toda a corrida, ele foi superado por Massa no fim e ficou em décimo, à frente de Adrian Sutil, da Force India. Rubens Barrichello, da Williams, veio na 12ª posição. Bruno Senna, da Hispania, cruzou em 16º, e Lucas di Grassi, da VRT, abandonou.


Classificação do Mundial de Pilotos

Após vitória, Button assume liderança, e Massa cai para a sexta posição

Classificação final do Mundial de Pilotos após 4 de 19 corridas:
Posição Piloto País Equipe Pontos
1 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 60
2 Nico Rosberg ALE Mercedes 50
3 Fernando Alonso ESP Ferrari 49
4 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 49
5 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 45
6 Felipe Massa BRA Ferrari 41
7 Robert Kubica POL Renault 40
8 Mark Webber AUS RBR-Renault 28
9 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 10
10 Michael Schumacher ALE Mercedes 10
11 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes 8
12 Vitaly Petrov RUS Renault 6
13 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 5
14 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari 2
15 Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth 1
16 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 0
17 Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari 0
18 Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 0
19 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari 0
20 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth 0
21 Timo Glock ALE VRT-Cosworth 0
22 Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 0
23 Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth 0
24 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth 0
Assim como na Austrália, a chuva deu as caras na China poucos minutos antes da largada. A direção da prova, no entanto, não considerou o asfalto molhado o suficiente para obrigar a troca dos pneus, e as equipes optaram por manter os slicks.
Alonso queima a largada



Antes de as luzes vermelhas se apagarem, um afobado Alonso se movimentou e assumiu a ponta, seguido por Webber, Vettel e Rosberg. Button se manteve na quinta posição, e Massa continuou em sétimo em meio a várias brigas por ultrapassagens.

Uma delas, ainda na primeira volta, fez Vitantonio Liuzzi, da Force India, rodar e atingir em cheio Sebastien Buemi, da STR. A confusão também forçou o abandono de Kamui Kobayashi, da Sauber, e provocou a primeira entrada do safety car, enquanto a chuva começava a aumentar novamente.

Com a pista úmida, Rubens Barrichello, Adrian Sutil e Jaime Alguersuari entraram nos boxes para colocar pneus intermediários, decisão seguida por quase todos os outros pilotos. Quase todos. Button permaneceu na pista com os slicks, e foi neste momento que ele começou a ganhar a corrida. O inglês pulou para a segunda colocação, atrás de Rosberg, que também não foi para os boxes, assim como Robert Kubica e Vitaly Petrov.

Alonso superou Pedro de la Rosa e assumiu a quinta posição, mas teve de passar pelos boxes no fim da quarta volta, punido por ter queimado a largada. Schumacher foi o primeiro a trocar os pneus intermediários pelos slicks, seguido pela maioria do grid na sexta volta.
Hamilton e Schumi travam duelo



A chuva e a troca de pneus deixaram Hamilton para trás, mas o campeão de 2008 começou a dar seu show particular. Ganhou a 11º posição ao ultrapassar Barrichello e partiu para cima dos carros da RBR. Primeiro superou Webber. Depois Vettel. E na 15º volta passou a travar com Schumacher o melhor duelo da corrida. Durante duas voltas o inglês da McLaren atacou o heptacampeão, mas só conseguiu passar na 17ª, após várias trocas de posição na pista. Schumi, por sinal, sofreu na mão dos pilotos mais jovens e foi superado pelo compatriota Vettel numa manobra espetacular.



O destino da prova mudou quando Rosberg cometeu um erro e saiu da pista. Button aproveitou para tomar a liderança. Foi quando a chuva começou a apertar, e os pilotos voltaram aos boxes, colocar os pneus intermediários e provocaram mais mudanças de posições.

O safety car apareceu outra vez na 21ª volta, quando Alguersuari tocou em Bruno Senna e ficou com a asa dianteira solta, deixando detritos pelo caminho. Notícia ruim para Button, que viu evaporar uma vantagem superior a 40 segundos.


Mais uma vez, Button conseguiu poupar os pneus na chuva e garantiu a vitória no GP da China

Cinco voltas depois, na relargada, Hamilton superou Schumacher de novo e assumiu o quinto lugar. O inglês continuou escalando o pelotão da frente e deixou para trás os dois pilotos da Renault: Petrov, na 27ª volta, e Kubica, na 29ª. A partir daí, passou a brigar com Rosberg pela segunda posição. O alemão chegou a ser superado e deu o troco na pista, mas perdeu a disputa nos boxes. Lewis parou primeiro e trocou os intermediários. Na volta seguinte, foi a vez de Rosberg e Button, que já estavam com seus compostos desgastados. O líder conseguiu manter sua posição no retorno, mas o piloto da Mercedes foi superado pelo rival da McLaren.

Fernando Alonso também conseguiu uma bela recuperação ao ganhar as posições de Sutil, Petrov e Kubica para chegar à quarta colocação na 37ª passagem. A nove voltas do fim, Massa assumiu a décima posição ao superar Alguersuari. Em seguida, ele aproveitou que Schumi corria com os pneus desgastados e pulou para o nono lugar. Bem antes disso, o brasileiro tinha sido superado por Alonso na entrada dos boxes. Apesar da manobra polêmica, Felipe preferiu não criticar o companheiro
Já praticamente sem pneus, Button viu a aproximação de Hamilton e quase colocou tudo a perder com um erro a quatro voltas da bandeirada final, mas retornou à pista e se manteve à frente. Com a repetição do roteiro da Austrália, a Fórmula 1 agora tem novo líder - um líder, por sinal, bem acostumado com o topo da classificação.





Confira o resultado final do GP da China:

Melhor volta: Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m42s061, na 13ª
Pos Piloto País Equipe Tempo
1 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 56 voltas em 1h44m42s163
2 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes a 1s530
3 Nico Rosberg ALE Mercedes a 9s484
4 Fernando Alonso ESP Ferrari a 11s869
5 Robert Kubica POL Renault a 22s213
6 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault a 33s310
7 Vitaly Petrov RUS Renault a 47s600
8 Mark Webber AUS RBR-Renault a 52s172
9 Felipe Massa BRA Ferrari a 57s796
10 Michael Schumacher ALE Mercedes a 1m01s749
11 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes a 1m02s874
12 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth a 1m03s665
13 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari a 1m11s416
14 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth a 1 volta
15 Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth a 1 volta
16 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth a 2 voltas
17 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth a 4 voltas
Não classificados:
Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth a 30 voltas/abandono
Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth a 48 voltas/mecânico
Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari a 49 voltas/motor
Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari a 56 voltas/acidente
Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari a 56 voltas/acidente
Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes a 56 voltas/acidente
Timo Glock ALE VRT-Cosworth a 56 voltas/mecânico
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.