Clubes pela união da Amazônia

Os saudosistas lembram com entusiasmo os grandes clássicos do Norte do país, época em que os clubes de Estados como Pará, Amazonas e Acre se confrontavam em partidas dignas de final de campeonato. Times como Paysandu, Clube do Remo, Sampaio Corrêa (MA), São Raimundo (AM) e Flamengo (PI) faziam da Copa Norte um torneio à parte no calendário do futebol nortista.

Extinta desde 2002, a competição pode voltar, reformulada, com o nome de Copa Pan-Amazônica.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconhece a Copa Norte a partir de 1997, com o Rio Branco (AC) sendo o primeiro campeão. O Paysandu foi o último a levantar a taça nortista, em 2002, o que lhe garantiu estar na Copa dos Campeões. Porém, para os torcedores remistas, vale lembrar que o Remo já foi campeão da competição, em 1968/69/71. “Porém eram torneios que classificavam para o Norte-Nordeste e não são reconhecidos pela CBF”, explica o historiador paraense Ferreira da Costa.

Na memória da torcida alviazul, ainda está o título de 2002, com a base das grandes conquistas do clube até a atualidade. Jogadores como Rogerinho, Sandro, Lecheva, Zé Augusto, Sérgio e companhia foram os responsáveis por levarem a equipe a outro feito, a conquista da Copa dos Campeões. “A Copa Norte sempre foi um torneio importante. Foi inesquecível a final do título contra o São Raimundo (AM), pois perdemos a chance de vencer eles um ano antes”, lembra Luis Carlos Trindade, hoje com 39 anos, que atua no América (AM).

Ficou no quase a também conquista dos azulinos. Por pouco o Remo não foi o primeiro campeão da competição regional, que contava ainda com clubes do Maranhão e Piauí. Edil, que foi artilheiro na época com cinco gols, ficou triste com o vice-campeonato. “Tínhamos um timaço, com Dema, Belterra, Ney, Agnaldo... Perdemos dentro de casa por 3 a 1 para o Rio Branco (AC), quando jogávamos pelo empate. A possível volta dessa competição será importante para alavancar o futebol paraense”, acredita.

Como a CBF ressuscitou a Copa do Nordeste, que será realizada a partir de 25 de maio, e a dupla Re-Pa não conseguiu uma vaga junto aos nordestinos para uma participação no torneio, nos bastidores já se costura a Copa Pan-Amazônica, que reuniria, além da dupla, os seguintes clubes: Águia, S. Raimundo, Sampaio Corrêa (MA), Moto Clube (MA), Flamengo (PI), River (PI), Rio Branco (AC), S. Raimundo (AM) e Holanda (AM), além de um representante de Trinidad e Tobago.
Fonte: Radio Clube do Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.