Na superação

Em jogo com cara de decisão de campeonato, o Ceará acabou levando a melhor sobre o Fortaleza, ontem, no Castelão. Mesmo com um a menos durante boa parte do jogo, o Alvinegro ganhou por 3 a 1 e assumiu a liderança do returno


Não dá para dizer que clássico é um jogo qualquer. E o de ontem provou que Fortaleza e Ceará, quando se enfrentam, fazem uma partida especial. No Castelão, os rivais correram muito e disputaram um duelo cheio de emoção. No final, melhor para o Alvinegro, que venceu por 3 a 1 e assumiu a liderança do segundo turno do Estadual, com 15 pontos & o Fortaleza está em 7º, com nove.

O clima de decisão deixou o clássico movimentado. Os jogadores pareciam correr em compasso com o ritmo das arquibancadas. E ninguém levava vantagem. Tanto Fortaleza quanto Ceará apostavam na movimentação intensa para tentar um espaço na defesa adversária.

A correria dos rivais, no entanto, não produziu nenhum lance de real perigo até os 19 minutos. A primeira jogada mais perto do gol foi com Preto. O atacante do Ceará recebeu na pequena área e bateu de bico, para fora. De resto, os goleiros permaneciam sem serem incomodados.

A resposta do Fortaleza só veio aos 27min. Betinho recebeu, driblou a marcação e arriscou de longe. A bola rasteira obrigou Diego a fazer boa defesa, sem rebote. A chance foi a deixa para o Tricolor pressionar e passar um pouco mais de tempo com a bola no campo de ataque. Aos 41min, um lance polêmico. Preto chegou atrasado em Ticão, com um carrinho pelo alto, e foi expulso direto pelo árbitro Luzimar Siqueira.

Polêmica e vitória
O segundo tempo, assim como o primeiro, também começou eletrizante. Com menos de um minuto o Ceará abriu o placar. Bola levantada na área e Anderson aproveitou o desvio para empurrar, de cabeça, para o gol.

O empate tricolor quase veio aos 9min. Peter fez ótima jogada individual, invadiu a área em velocidade e bateu forte, no alto. A bola bateu na rede pelo lado de fora. No minuto seguinte, o mesmo Peter cruzou e Tatu subiu para cabecear na trave. A pressão era do Fortaleza.

Ao Ceará restavam os contra-ataques. E foi num deles que o time ampliou a vantagem. Aos 21min, Misael desceu em velocidade, invadiu a área, driblou dois e tocou para trás. Geraldo apareceu para fazer o segundo gol alvinegro.

O placar não desanimou o Fortaleza. Paulo Isidoro, aos 25min, com enorme categoria, diminuiu. O camisa 10 recebeu na área e deu um leve toque por cima de Diego. Daí para frente o desenho tático do clássico foi previsível: mais pressão tricolor e velocidade alvinegra.

E na correria, o Vovô conseguiu pênalti no finalzinho. Aos 42min, Misael entrou sozinho e foi derrubado pelo goleiro Fabiano, que acabou expulso. Na cobrança, Geraldo decretou o triunfo do Ceará.
E-Mais

> Antes do Clássico-Rei, o presidente do Ceará, Evandro Leitão, colocou polêmica na partida.

> Segundo o dirigente alvinegro, dois jogadores do Fortaleza ligaram para ele, pedindo uma chance no time que vai disputar a Série A do Brasileirão.

> A diretoria do Fortaleza não gostou nada do que disse Evandro. E prometeu ir à Justiça para que o presidente do Ceará diga quais jogadores teriam feito as tais ligações.

> Nos camarotes, Evandro tentou cumprimentar Jorge Motta, presidente em exercício do Leão. O tricolor recusou, aumentando o clima hostil.


ANÁLISE DO CLÁSSICO

> Ponto forte do Fortaleza
A movimentação no meio campo, que acabou sendo responsável pelos melhores lances do time.

> Ponto forte do Ceará
A postura defensiva, que mesmo após a expulsão de Preto, permaneceu segura.

> Ponto fraco do Fortaleza
A dificuldade em achar espaço na defesa do Ceará, mesmo com um homem a mais.

> Ponto fraco do Ceará
A falta de objetividade em alguns contra-ataques, principalmente no segundo tempo.

> Polêmica do jogo
A expulsão direta do atacante Preto, que deu uma entrada violenta no volante Ticão, do Fortaleza.

> Destaque do jogo
O duelo de táticas e estratégias dos dois treinadores.


CAMPEONATO CEARENSE - 2010

FORTALEZA 1
Fabiano; Peter (Rinaldo), Gilmak, André Turatto e Guto; Leandro, Coquinho (Ticão) (Bismarck), Alex Gaibú e Paulo Isidoro; Betinho e Tatu. Técnico: Luiz Müller

CEARÁ 3
Diego; Arlindo Maracanã (Luizinho), Fabrício, Anderson e Ernandes (Thyago Fernandes); Heleno, Michel, João Marcos e Geraldo. Preto e Erick Flores (Misael). Técnico: PC Gusmão

Local: Estádio Castelão
Data: 21/3/2010
Árbitro: Luzimar Siqueira
Assistentes: Carlos Feitosa e Thiago Brígido
Cartões amarelos: Tatu, Coquinho e Gilmak, pelo Fortaleza; João Marcos (C) e Erick Flores (C), pelo Ceará
Cartões vermelhos: Preto (C), Fabiano (F)
Gols: Anderson (1min 2T), Geraldo (21min e 45min 2T), para o Ceará; Paulo Isidoro (25min 2T), para o Fortaleza
Renda: 382.460,00
Público: 28.112 pagantes
Fonte: O POVO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.