Vasco bate o Flu nos pênaltis e garante vaga na decisão e o carnaval da torcida

O carnaval do torcedor do Vasco ganhou uma alegria a mais na noite deste sábado, no Maracanã. Após empate em 0 a 0 no tempo normal, o Gigante da Colina venceu o Fluminense nos pênaltis por 6 a 5 e garantiu uma vaga na final da Taça Guanabara (assista ao vídeo com todas as cobranças). Há seis anos a equipe não chegava a uma decisão de turno no Campeonato Carioca - a última vez foi em 2004 - e agora aguarda o confronto entre Flamengo e Botafogo, na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), também no "Maior do Mundo", para conhecer o seu adversário.



Nas penalidades, o jovem Alan derperdiçou a sexta cobrança tricolor, e Philippe Coutinho, de apenas 17 anos, mostrou personalidade ao dar uma paradinha e deslocar o goleiro Rafael. O Vasco, com 100% de aproveitamento nas cobranças, se garantiu na decisão da Taça GB, no próximo dia 21, no Maracanã, e fez a festa de sua torcida, que deixou o estádio gritando "Oh, o campeão voltou". Apesar de o rival não estar definido, os cruzmaltinos provocaram o Flamengo com o tradicional "Ô Urubu, pode esperar, a sua hora vai chegar".



Flu joga melhor na etapa inicial, mas Vasco segura ímpeto do rival



Com a bola rolando, o Vasco teve a sua primeira oportunidade aos três minutos. Léo Gago cobrou falta da intermediária, e a bola passou rente à trave esquerda de Rafael. O Fluminense respondeu aos dez. Fred ganhou na cabeça do zagueiro Fernando e pegou a sobra na marca do pênalti. O atacante tricolor chutou de primeira, mas Fernando Prass fez ótima defesa no meio do gol. No rebote, Conca bateu por cima da baliza vascaína.



Aos 22, Fred cobrou falta da intermediária, e o goleiro cruzmaltino defendeu no canto esquerdo. A partida seguia truncada, com muitas faltas e erros de passes de ambos os lados, mas ainda assim o Fluminense era melhor. Aos 40, o Tricolor quase abriu o marcador. Fred voltou a cobrar falta da entrada da área, e a bola passou perto do ângulo esquerdo de Prass.


Marino Azevedo/Photocâmera
Fred domina a bola sob a incansável marcação do zagueiro Fernando. Tricolor foi melhor na etapa inicial

Aos 43, Conca fez um ótimo lançamento para Fred, que invadiu a área. De frente para o goleiro, o atacante tricolor ajeitou para marcar o gol, mas demorou a concluir, aparentemente olhando para o auxiliar para checar se estava impedido ou não. Souza foi mais esperto e deu um toque providencial, evitando o chute. O lance levantou a torcida vascaína, que gritou o nome do jogador.



Flu tem melhores chances na etapa final, mas não consegue marcar



Na volta para o primeiro tempo, o Vasco foi quem teve a primeira chance de abrir o marcador logo com um minuto. Philippe Coutinho fez ótima jogada pelo lado esquerdo e cruzou. A bola passou por toda a extensão da área tricolor, mas ninguém apareceu para concluir.



O Fluminense não demorou a responder e teve duas ótimas oportunidades. Aos cinco, Diguinho lançou para Fred, que invadiu a área e tentou tocar por cima de Fernando Prass. O goleiro abafou o jogador adversário e evitou o gol. No lance seguinte, o atacante passou por dois adversários na entrada da área e chutou para defesa do camisa 1 vascaíno.



A partida melhorou, principalmente porque o Vasco, após um primeiro tempo irregular, mostrava estar mais bem organizado em campo. Aos seis, Carlos Alberto cruzou da direita, na cabeça de Elder Granja. Completamente livre, o lateral arrematou, mas Rafael salvou com os pés. Logo em seguida, o Fluminense teve duas chances claras de marcar.



Na primeira, aos dez, Mariano roubou a bola da defesa do Vasco e cruzou na pequena área. Alan subiu mais do que a zaga e cabeceou para fora. Dois minutos depois, Fred tabelou com Conca e recebeu de frente para o gol vascaíno. O atacante tentou driblar Fernando Prass, mas se atirou na área tentando cavar um pênalti. O árbitro não caiu na encenação do jogador e o advertiu com cartão amarelo.



Marcelo Sadio/Site Oficial do Vasco da Gama
Jogadores vascaínos comemoram a classificação. Ao fundo, os tricolores desolados após eliminação

Aos 39, Elder Granja teve a chance de garantir a classificação do Vasco. Em cobrança de falta ensaiada, Carlos Alberto tocou para o lateral. Sozinho, de frente para Rafael, ele rolou para o meio da área, onde não tinha nenhum companheiro, em vez de chutar a gol.



Poucos segundos depois dos 45 minutos, o árbitro Gutemberg de Paula Machado terminou o jogo, ignorando os dois minutos de acréscimos que assinalara. Era hora das penalidades.



Alan perde penalidade, e Vasco garante vaga na final



Nas cobranças de pênalti, o Vasco teve 100% de aproveitamento, com destaque para a cobrança de Philippe Coutinho - com paradinha, o garoto deslocou o goleiro Rafael. Nos lances alternados, Alan acertou o travessão de Fernando Prass. Com o resultado, o Gigante da Colina se classificou para a final da Taça GB.



VASCO FLUMINENSE
Dodô GOL Fred GOL
Fernando GOL Gum GOL
Márcio Careca GOL Cássio GOL
Coutinho GOL Conca GOL
Carlos Alberto GOL Marquinho GOL
Nilton GOL Alan PERDEU



VASCO (6) 0 x 0 (5) FLUMINENSE
VASCO DA GAMA: Fernando Prass, Elder Granja, Fernando, Titi e Márcio Careca; Nilton, Léo Gago (Magno), Souza (Rafael Carioca) e Carlos Alberto; Philippe Coutinho e Dodô.Técnico: Vagner Mancini
FLUMINENSE: Rafael, Mariano, Gum, Cássio e Júlio César (Marquinho); Diogo, Diguinho (Thiaguinho), Ewerton e Conca; Bruno Veiga (Alan) e Fred
Técnico: Cuca
Cartões amarelos: Márcio Careca, Carlos Alberto, Fernando Prass, Elder Granja, Léo Gago e Fernando (Vasco); Diguinho, Diogo, Gum, Fred, Thiaguinho e Mariano (Flu)
Estádio: Maracanã Data: 13/02/2010 Árbitro: Gutemberg de Paula Machado Auxiliares: Jackson Lourenço Massarra dos Santos (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ) Público: 30.490 pagantes (39.433 presentes) Renda: R$ 1.059.890
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.