Campanha nacional de prevenção à Aids é lançada

A uma semana do carnaval, milhares de brasileiros já estão brincando nas ruas. Entre a festa e muita paquera, a preocupação de médicos e autoridades é com a saúde dos foliões. Por isso, foi lançada neste sábado, no Rio de Janeiro, uma campanha nacional de prevenção à Aids.

A época é de relacionamentos casuais e, justamente nesta situação, uma pesquisa mostrou que apenas um terço das garotas e pouco mais da metade dos rapazes usam camisinha.

Mas nas ruas do Rio hoje, muitos jovens provaram que se divertem dispostos a mudar estas estatísticas. “Sem camisinha, não rola”, disse uma jovem. “Tenho duas camisinhas aqui”, mostrou um rapaz.

Nos blocos de rua, nos bailes e nos desfiles das escolas de samba. Onde tem folia e paquera não pode faltar camisinha. Neste carnaval, o Ministério da Saúde planeja distribuir 55 milhões de preservativos em todo o país.

A campanha foi lançada num berço do samba, a Vila Olímpica da Mangueira. O foco agora são os jovens. Entre as garotas e os adolescentes gays, o número de casos continua crescendo.

Na faixa etária de 13 a 19 anos, a maior parte dos registros da doença está entre as mulheres. Para os rapazes, a transmissão nas relações homossexuais é mais frequente do que nas heterossexuais.

Preconceito e falta de informação explicam estes números, segundo as pesquisas do Ministério da Saúde. “Nós temos hoje tratamento e uma vida muito melhor do que tínhamos há dez anos, mas ninguém quer ficar doente. Então, proteja-se”, recomenda José Gomes Temporão, ministro da Saúde.

Artistas escolhidos para divulgar a campanha também mandaram um recado. “A gente está aqui para incentivar as meninas a perder esse preconceito, de achar que não podem andar com a camisinha na bolsa. Ela deve apresentar a camisinha sim na hora e convencer o parceiro a continuar, porque é questão de saúde”, afirmou a atriz Fernanda Souza.


Jornal Nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.