Paraense 2010

Papão tem 43 títulos, mesmo número que o Bahia, perdendo apenas para o ABC-RN, com 50. Remo quer deixar tudo igual de novo no estado

Em 2007 e 2008, o Remo correu atrás e alcançou. Mas em 2009, o Paysandu voltou a ficar na frente. Essa corrida é pelo número de títulos do Campeonato Paranense. Em 2010, o Papão quer mais é aumentar a vantagem novamente para cima do maior rival, mas o Leão Azul não deve deixar barato para o adversário.

O Paysandu tem 43 títulos, o que o coloca no posto de segundo maior vencedor de estaduais do Brasil, ao lado do Bahia. À frente dos dois, apenas o ABC-RN, com 50, se destaca. O Remo tem 42. Mas variedade de campeões é coisa rara no Pará. apenas Tuna Luso e União Esportivo (este em 1908 e 1910) se sagraram vencedores. O Tuna Luso já venceu dez vezes.

Times se reforçam para o Estadual

Nas decisões dos últimos quatro anos, entretanto, não predominou a hegemonia dos dois gigantes do Norte. Em 2006, Ananindeua; em 2007, Tuna Luso; em 2008, Águia de Marabá; e em 2009, São Raimundo foram os vice-campeões. Nunca um clube de fora da capital Belém venceu o Estadual.

O clube de maior torcida da região norte do país, o Remo, se reforçou bem no ataque. A diretoria anunciou Marciano, artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série C em 2009 pelo Icasa-CE – time que conquistou o acesso à Série B. Já o Paysandu contratou alguns nomes conhecidos, como o goleiro Alexandre Favaro, o zagueiro Rogério Corrêa e o volante Sandro Goiano, que disputou o último Brasileirão da Série A pelo Sport.


Este ano, o Paraense terá uma estreia. É o Cametá, clube que se classificou depois de uma confusão envolvendo o Tuna Luso, que acusa o time de ter chegado à disputa do Estadual apenas por ter sido convidado. O Cametá, que não tem nada com isso, estreia no sábado, contra o Águia.

Regulamento

O Campeonato Paraense já está sendo disputado desde o dia 21 de novembro. A partir desta data, dez clubes buscavam quatro vagas para a segunda fase, que já tinha outros quatro clubes pré-classificados: Remo, Paysandu, Águia de Marabá e São Raimundo. Os que entraram para a disputa agora são Ananindeua, Cametá, Independente e Santa Rosa.

A partir deste sábado, as oito equipes disputam dois turnos independentes. O primeiro é denominado Taça Cidade de Belém. O segundo, Taça Estado do Pará. Os quatro melhores colocados de cada turno classificam-se às semifinais (1º contra 4º, 2º contra 3º), disputada em apenas uma partida. Nas semifinais, os times de melhor campanha levam a vantagem de jogar por um empate no jogo único. Nas finais de turnos, o time de melhor campanha joga por empate e saldo de gols.

A decisão do campeonato sairá através do cruzamento do campeão do primeiro turno com o campeão do segundo, sem vantagem para qualquer um deles. Se houver empate em todos os critérios, o vencedor será conhecido através de disputa por pênaltis. Caso um mesmo clube vença os dois turnos, este será declarado campeão e ganhará o Estadual 2010.


PRIMEIRA RODADA - HORÁRIO DE BRASÍLIA
SÁBADO (16/01)
17h Remo x Ananindeua Baenão
20h Águia x Cametá Rosenão
DOMINGO (17/01)
17h Paysandu x Independente-PA Curuzú
18h São Raimundo-PA x Santa Rosa Colosso do Tapajós

O CLÁSSICO
07/02 Paysandu x Remo Curuzú

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.