Na estreia de Joel, Botafogo sofre para bater o América e enlouquece o técnico

Estrela do novo técnico brilha, mas erros do time acabam com a paciência à beira do campo. Glorioso segue na briga por vaga na semifinal da Taça GB

A estreia de Joel Santana no comando do Botafogo foi vitoriosa, mas com pitadas de sofrimento e até mesmo um toque de sorte. Neste sábado, o técnico viu o Alvinegro derrotar o América por 2 a 1, de virada, no Engenhão, já nos últimos minutos da partida válida pela quinta rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca (assista aos gols no vídeo ao lado). Em vários momentos, principalmente no segundo tempo, o novo comandante perdeu a paciência com a sequência de erros do time, em sua grande maioria no sistema defensivo.



Joel esbravejou, gritou a todo momento com os jogadores para corrigir o posicionamento e chegou até mesmo a chutar um copo d'água dentro da área técnica, irritado com mais um vacilo dos seus comandados. Mas com um gol de Loco Abreu, o seu primeiro com a camisa do Glorioso, e outro de Caio, aos 42 da etapa final, a equipe de General Severiano seguiu na briga por uma vaga nas semifinais da competição. Adriano abriu o placar para o Diabo.

Joel foi à loucura com os erros do time, mas a sua estrela brilho na estreia, e o Alvinegro venceu o América

E foi ao melhor estilo Joel Santana que o Botafogo chegou aos 12 pontos e assumiu a vice-liderança do Grupo B da Taça GB. O América permaneceu com quatro. O Glorioso volta a campo na próxima quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã, onde enfrenta o Madureira, adversário direto na luta por uma vaga nas semifinais. No mesmo dia, mas às 16h, o América pega o Friburguense, no estádio Eduardo Guinle, em Friburgo.



Loco Abreu desencanta e consegue igualar o marcador para o Bota



O América teve duas chances claras de marcar logo no início da partida. Na primeira, aos dois minutos, Adriano recebeu livre pelo lado direito e cruzou no pé de Claudemir. O jogador errou o chute, e a bola passou rente à trave direita de Renan. Um minuto depois, Jones Carioca aproveitou ótimo cruzamento e chutou por cima do gol.


E bastaram dois lances para os torcedores começarem a pegar no pé do lateral-direito Alessandro, que errava muitos passes e não conseguia acertar nenhum lance. A partir daí, o Botafogo colocou a bola no chão e acalmou os ânimos. Lucio Flavio chamou a responsabilidade e passou a distribuir o jogo, assim como Loco Abreu também começou a aparecer no comando do ataque.


Aos 16, o uruguaio recebeu na entrada da área, fez o trabalho de pivô e rolou para Lucio Flavio. O meia soltou a bomba, mas a bola passou à direita de Roberto. Dois minutos depois, Alessandro cruzou na área, e no bate-rebate a bola sobrou para Abreu. Na hora do chute, o uruguaio foi travado. Quando parecia que o Glorioso iria acordar para o jogo, foi o América quem abriu o placar. Aos 23, Gerson cruzou, e Adriano de cabeça tocou no canto de Renan.
O uruguaio Loco Abreu comemora o gol de empate, o seu primeiro com a camisa do Botafogo

Claudemir cobrou falta da entrada da área, aos 26, e Renan fez uma bela defesa, evitando que o Alvirrubro ampliasse o marcador. O América seguiu melhor e três minutos depois, num contra-ataque, novamente chegou perto de fazer o segundo. Júnior tocou para Adriano, que rolou na meia-lua para Osmar. O volante chutou de primeira, e a bola passou por cima do gol de Renan. Aos 35, Loco Abreu desencantou naquela que é a sua especialidade: o jogo aéreo. Marcelo Cordeiro recebeu pelo lado esquerdo e cruzou na cabeça do camisa 13, que cabeceou para o chão, sem chance para Roberto, e empatou o jogo.



Caio marca no fim e dá vitória ao Glorioso



O Botafogo foi quem teve a primeira oportunidade na etapa final. Aos dois, Renato cobrou falta pelo lado direito da grande área, e a bola passou perto do gol de Roberto. No minuto seguinte, o América deu o troco. Daniel Morais recebeu na entrada da área e soltou a bomba. O goleiro Renan tirou com a ponta do dedo, salvando o Glorioso.



O time alvirrubro voltou a assustar aos 16. Daniel Morais rolou para Claudemir na entrada da área, e o lateral-direito chegou na corrida chutando forte, mas por cima do gol de Renan. Aos 19 minutos, Gerson recebeu pelo lado esquerdo e cruzou com perigo. A bola passou na frente do gol alvinegro e foi afastada pela zaga. Quase o segundo gol do América.



O Glorioso acordou para o jogo aos 27. Loco Abreu deu um bom passe para Diguinho na entrada da área. O meia passou por um adversário e chutou para boa defesa de Roberto, que espalmou para escanteio.Três minutos depois, Herrera recebeu dentro da área e soltou a bomba para ótima defesa do goleiro do América. Na sobra, El Loco perdeu grande chance de colocar o Glorioso em vantagem. De frente para o gol, errou a conclusão.



Aos 32, Júnior passou por dois defensores do Botafogo, entrou na área e foi travado na hora do chute. O Diabo, mais bem arrumado em campo e pressionando em busca do segundo gol, parecia mais próximo de conquistar os três pontos. O Alvinegro se defendia e buscava sair em velocidade, explorando o lado direito, com Caio.



E foi ele quem garantiu a vitória botafoguense, aos 42, ironicamente num momento em que o adversário apertava. O atacante recuperou uma bola no meio-campo, avançou em velocidade, passou por um adversário e, já dentro da área, chutou no canto direito de Roberto. Enquanto um desolado Bebeto assistia ao esforço do América ser em vão, Caio foi comemorar com torcedores atrás do gol.



BOTAFOGO 2 x 1 AMÉRICA
BOTAFOGO: Renan, Wellington (Diguinho), Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Eduardo, Lucio Flavio, Renato Cajá (Caio) e Marcelo Cordeiro; Abreu e Herrera (Somália)Técnico: Joel Santana
AMERICA: Roberto, Claudemir, Ciro, Evandro e Gerson; Mael (Paty), Júnior, Osmar (Allan) e Jones Carioca; Adriano e Daniel Morais
Técnico: Bebeto
Gols: Adriano, aos 23, e Loco Abreu, aos 35 minutos do primeiro tempo; Caio, aos 42 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Marcelo Cordeiro, Lucio Flavio e Caio (Botafogo); Evandro, Ciro, Jones Carioca e Daniel Morais (América)
Local Estádio: Engenhão
Data: 30/01/2010.
Árbitro: Luís Antônio Silva dos Santos Auxiliares: Daniel do Espírito Santo Perro e Rodrigo Figueiredo Correa
Público: 3.901 pagantes
Renda: R$ 73.915
Flonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.