Meu mestre de Ginásio Batista, José Alves Sobrinho escreveu em sua coluna no Jornal O Impacto: OS MALES DO ALCOOLISMO

Os males do alcoolismo são muitos. A bebida depois de viciar atrai muitas pessoas. O viciado quando não consegue livrar-se do álcool, tem o futuro destruído. É grande o número daqueles que se tornam dependentes. Estudos mostram como é difícil combater o vício da bebida alcoólica quando se torna uma doença. As vítimas do alcoolismo têm enormes dificuldades em se recuperarem sozinhas diante da perda da auto estima. São vistas em situações diversas com desprezo. Recebem todo tipo de apelido, tais como o porre, o pinguço, pé inchado, cu de cana e o mais leve é o papudinho (nome pelo qual ficou conhecido o ex-governador Hélio Gueiros).

A bebedeira está começando mais cedo nos dias de hoje. Você encontra crianças e adolescentes seguindo o exemplo dos mais velhos, entre eles os próprios pais e parentes. Quando alguém bebe excessivamente, mesmo sozinho, prejudica a vida de outros. Resulta em conseqüências trágicas. Dependendo da genética, o suo exagerado da bebida alcoólica leva a atos violentos, como o abuso físico e verbal, agressão violenta, assassinato, acidente de carro e sérios problemas no local de trabalho.

Muitas pessoas que não são alcoólatras desenvolvem, sem perceber, o hábito de beber demais. A razão desaparece e compromete as defesas morais. Causa muitos problemas. Atinge a estrutura da família. Prejudica a vida de muitas pessoas que estão próximas do dependente.

As conseqüências são constantes em pessoas viciadas. Estão sujeitas a vários tipos de doenças, tipos como o câncer, hepatite alcoólica, derrame e insuficiência cardíaca. O consumo de bebidas alcoólicas pode ser retirado da vida do viciado. Vale mais do que uma vida destruída, por mais doloroso que seja.

Pedir ajuda da família e de amigos é o caminho a seguir. Livra-se dos males do alcoolismo é transformar o dependente em uma nova pessoa. Não é fácil conseguir forças para eliminar o vício. Muitos até são internados para se recuperar. Se está bebendo demais ou está viciado de forma exagerada, não desista de você. Não perca a esperança. Não é bom rejeitar o empenho da família e dos amigos em favor de uma recuperação.

São poucas as instituições voltadas para o problema do alcoolismo. Não têm recursos suficientes a serem empregados na recuperação de dependentes alcoólicos. As nossas autoridades estão alheias ao flagelo que as bebidas alcoólicas causam à população. Não se vê nenhum investimento destinado a ajudar as vítimas dos males do alcoolismo. Muito menos esclarecer a população sobre as conseqüências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.