Índios: professores preparam livros bilíngues

Da Agência Pará:

Encerra-se nesta quinta-feira (21), a oficina de produção de material didático para escolas indígenas que apresentará como resultado a publicação bilíngue de livros e cartilhas para alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental das escolas indígenas da Rede Pública Estadual de Ensino.

O material terá versão em Língua Portuguesa e na língua nativa dos alunos que pertencem aos povos Tembé, Kayapó, Assurini, Suruí, Wai Wai, Tupaiu e Jaraqui.

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Escolar Indígena (Ceind), que está reunindo desde o dia 10, no Parque dos Igarapés, indígenas alunos dos pólos da Escola Itinerante de Formação de Professores Índios em Belém, Marabá, Oriximiná, São Félix do Xingu e Santarém.

Para o índio Takaktyx Kayapó, a iniciativa da Seduc é fundamental pois colabora para a preservação da língua materna de cada aldeia envolvida na oficina. O indígena revelou que algumas crianças da nação Kayapó já revelam dificuldades no uso cotidiano da língua, quando pronunciam palavras comuns como “papai e mamãe”. Por isso, ressaltou, é importante resgatar o idioma a partir da interseção da Seduc.

Ao todo, 35 indígenas participam da oficina que orienta para a produção do material didático, sendo que alguns deles permaneceram em Belém para a cerimônia de Formação continuada para professores, técnicos e profissionais de apoio escolar. O evento acontece no período de 22 de janeiro a 4 de fevereiro, com o propósito de executar políticas públicas voltadas à formação de pessoal do quadro de servidores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.