Cidade no Amazonas registra 12 casos de doença de chagas

Cinco pessoas são da mesma família. Todos passam bem.
Suspeita é de que eles tenham consumido açaí contaminado.

Doze pessoas foram contaminadas pela doença de Chagas em Santa Isabel do Rio Negro (AM), informa o hospital local. Os dois primeiros casos foram identificados no último sábado (2), e seis pessoas chegaram a ser internadas com febre alta, náuseas e dores no corpo, mas apenas uma segue no hospital e passa bem, informa a enfermeira Mayse Monteiro, responsável pela área de epidemiologia.

Suspeita-se que as pessoas se infectaram consumindo açaí contaminado, já que a maioria delas teria ingerido a fruta antes de apresentar os sintomas. Dos 12 doentes, cinco são da mesma família. “São dez homens e duas mulheres. Entre ela uma criança de dez anos e um adolescente de 13”, informa Mayse.

Para verificar a causa da contaminação, uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas foi enviada a Santa Isabel. Além coletarem sangue para exames mais precisos, eles também estão visitando as casas das pessoas infectadas.

Segundo Mayse, os casos foram descobertos quando um dos pacientes fez um exame para malária, mas em seu sangue foram encontradas amostras do microorganismo Tripanossoma cruzi, causador da doença de Chagas.

Açaí

A contaminação por consumo de açaí ocorre quando o inseto barbeiro, que carrega o tripanossoma, deposita fezes sobre a fruta ou acaba sendo moído no momento de tirar a polpa da semente. Os casos costumam acontecer quando a produção é artesanal, como em Santa Isabel.

De acordo com o Instituto Evandro Chagas, que tem pesquisas sobre a doença no Pará, a contaminação pode ser evitada se as frutas forem bem lavadas e colocadas de molho em uma solução de água sanitária. Para quem compra açaí industrializado o risco é menor, já que a pasteurização ou congelamento da polpa abaixo dos 20°C negativos mata os microorganismos. Além disso, empresas registradas no Ministério da Agricultura são obrigadas a seguir padrões mais rígidos de higiene, informa o instituto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.