Feliz 2010 Azul


por Helvecio Santos (*)
Helvécio é irmão do meu grande AMIGO Heriberto Santos, desde os tempos de Rádio Rural, Betinho para os íntimos.

Blog do Jeso | Helvecio SantosCaro azulino Jeso, o final do ano se aproxima e considero justo fazer um balanço do que passou. Não posso negar, foi um ano extremamente positivo, desses para se agradecer de joelhos.

Normalmente brindo o Ano Novo com Jack Daniel’s, meu bourbon preferido. Este ano vou mudar. Reservei um Johnnie Walker, rótulo AZUL (blue label). Beberei com moderação, pois preciso estar sóbrio para ver o colorido dos fogos, principalmente o AZUL. Vestirei não o branco da paz, mas em homenagem à minha Santarém, onde a cor AZUL está na moda, uma certa camisa AZUL que me cai muito bem e olhos fixos no céu AZUL, direi somente: Obrigado, Senhor! Dizer mais é dispensável.

Como moro no Rio de Janeiro e não sou de ferro, escutarei a seleção de meus sambas enredo preferidos e neste momento quero dividir com o querido amigo e ilustre AZULINO, uma curiosidade. Observei que meus sambas têm muito a ver com o momento santareno.

“Explode, coração/Na maior felicidade/ É lindo meu São Francisco/ Contagiando e sacudindo essa cidade”.

Precisa explicar? Se, como dizem, estamos festejando até vitória em jogo de peladeiro, imagina um campeonato? Por sermos gitinhos, cada AZULINO carrega no peito a certeza e repete para si: “Acredito ser o mais valente/Nesta luta do rochedo com o mar…” e pra nos proteger das pragas que nos rogam, “…Levei o meu samba/Pra mãe-de-santo rezar/Contra o mau olhado/ Carrego meu patuá”.

Em 2010 a história será diferente?

A Mocidade vem alertar o ilustre senhor do destino, “Deixe a sua mente vagar/Não custa nada sonhar/Viajar nos braços do infinito/Onde tudo é mais bonito/Nesse mundo de ilusão…”. O problema é “Transformar o sonho em realidade”. E olha a União da Ilha aí minha gente! “Como será o amanhã?/Responda quem puder/ O que irá me acontecer/ O meu destino será como/ Deus quiser”. Dá para duvidar?

Como meu irmão me disse certa vez: “Los camiños se hacen al camiñar” (“Os caminhos se fazem ao caminhar”).

Assim o CAMPEÃO SANTARENO DE 2009 entra o Ano Novo pedindo passagem e humildemente agradecendo: obrigado bateria! Obrigado mestre sala! Obrigado porta bandeira! E afinadíssimo, cantando: “Bumbum, paticumbum, prugurundum/O nosso samba, minha gente, é isso aí (é isso aí)…” .

Como somos pobres e despossuídos, não temos nem sede onde colocar as taças (Pai! Perdoa-lhes por tanta prepotência), improvisamos e “De uma barrica se fez uma cuíca/De outra barrica um surdo-de-marcação[...]E passo a passo no compasso/O samba cresceu…”. Vejam só o que faz a força do sentimento, não um sentimento qualquer, mas um SENTIMENTO AZUL!

Sugiro inclusive ao Presidente AZUL, Edie Ribeiro, e ao diretor IDEM, meu amigo Bruno Moura, que em um cortejo AZUL dirijam-se ao encontro das águas e lá joguem o troféu do título. Outros já se foram e as glórias não nos são apagadas. Não precisamos deles para contar nossa história. Nosso maior e mais precioso troféu está no coração de cada AZULINO. Os números, deixamos para os anais do futebol brasileiro.

Daqui a milhões de anos, quando os continentes novamente se unirem e a calota terrestre for uma só, quando geólogos e antropólogos escavarem para estudar o que antes fora a aldeia dos Tapajós, encontrarão vestígios de uma civilização que praticava um esporte chamado futebol, jogado por onze componentes de cada lado. Descobrirão também que no ano 2009 da era cristã houve um embate entre um time AZUL amador e um time mesclado de profissionais e amadores. Pasmados os cientistas descobrirão que o AZUL amador foi o vencedor. Descobrirão também que nesse ano o Campeão Santareno foi um time AZUL chamado São Francisco. O Campeão Paraense foi um time de Belém chamado Paysandu e o ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO foi um time do Rio de Janeiro chamado Flamengo. Isso é história!

Ah! A sede? Olha a Vila aí chegando, gente! “Nossa sede é nossa sede” de que o AZUL cresça, pois morará sempre em NOSSOS CORAÇÕES…AÍ É A VERDADEIRA E ÚNICA SEDE. VALEU ZUMBI!

Assim, dever cumprido, só nos resta cantar, “Diga, espelho meu/Se há na avenida/Alguém mais feliz que eu…”.

Diga, querido Jeso, não é um ano para ser saudado com um Blue? Se você quiser estar em sintonia, fico devendo o drink, mas os sambas, não! Ei-los: “É hoje”, União da Ilha, 1982; “Peguei um Ita no norte”, Salgueiro, 1993; ”Sonhar não custa nada! Ou quase nada…”Mocidade Independente de Padre Miguel,1992; “Kizomba, festa da raça”, Unidos de Vila Isabel,1988; “Bumbum,paticumbum, prugurundum”, Império Serrano, 1982; “O amanhã”, União da Ilha, 1978.

Minha opção como torcedor à parte, a vida não para e torço muito mais que o esporte continue sendo oportunidade de congraçamento, de atitudes nobres, de construção de cidadãos, de inserção social. Que no ano que se aproxima não tenhamos tristezas como o afundamento do barco próximo a Monte Alegre e nem cenas lamentáveis de falta de fair play em nossas praças esportivas. Que sendo Leão, Pantera ou qualquer outro time santareno, ao longo e muito mais ao término do campeonato estejamos festejando a concórdia, a amizade, o respeito e fundamentalmente utilizando o esporte como meio de construção de uma sociedade melhor.

Feliz 2010 e um feliz AZUL PARA TODOS!

—————————————————

* Santareno e azulino, é advogado e economista. Reside no Rio de Janeiro e escreve regularmente no blog do Jeso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.