Estiagem causa morte em lagos da região





Alenquer - Milhares de peixes estão morrendo nos lagos de Alenquer. Temperatura elevada da água torna inviável sobrevivência das espécies.

Nesta época do ano o amanhecer anuncia mais um dia de seca na região. O sol já desponta no horizonte com temperaturas elevadas. A ausência de chuvas e a vazante dos rios provoca a seca dos lagos em Alenquer. Onde antes o terreno era úmido e alagadiço o solo agora está rachando.

No lago de Paupiranga a presença de aves no pouco de água que restou anuncia que há banquete para garças, passarões e urubus. Com a temperatura elevada do sol o clima no lago esquenta resultando na morte de milhares de peixes.

Os prejuízos naturais são grandes. Algumas espécies que poderiam ser retiradas a tempo acabam morrendo e apodrecendo na lama. A grande maioria está incluída na lista de proteção do Defeso, ou seja, a captura, a comercialização e o transporte estão proibidos.

“A estiagem está muito grande na região, com isso está havendo uma perda natural para alguns lagos. A mortandade de peixes está trazendo prejuízos para os pescadores”. Disse Celino Monteiro, presidente da Colônia de Pescadores Z-28.

A distância dos lagos em relação a cidade e o temor pelas complicações previstas em lei limitam as pessoas a capturarem somente o suficiente para o sustento das famílias.

“De repente secou o lago. Nós conseguimos tirar algumas espécies como o pirarucu pra fora. Estamos tirando o peixe daqui só para a nossa alimentação. O pessoal vem e pegam pra refeição o resto está estragando tudo, está morrendo.” Afirmou o pescador Elias Coelho.



Fonte: NOTAPAJOS
Dannie Oliveira com informações de Frank de Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.