Em busca da perfeição, Barça encara mexicanos para ir à final




Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)

O ano de 2009 pode ser considerado o melhor da história do Barcelona, um dos clubes mais gloriosos do futebol europeu. Campeão espanhol, da Copa do Rei, da Copa dos Campeões, e das Supercopas da Espanha e da Europa, o clube catalão inicia nesta quarta-feira a disputa por mais uma taça, desta vez, inédita para o time: o Mundial de Clubes da Fifa. Favorito à conquista, os blaugranas enfrentam o Atlante, do México, às 14 horas (de Brasília), pelas semifinais da competição realizada nos Emirados Árabes Unidos.

Vice-campeão do torneio em 2006, quando acabou derrotado pelo Internacional por 1 a 0, gol de Adriano Gabiru, em Yokohama, o Barça entra novamente no Mundial com extremo favoritismo. Entretanto, os espanhóis chegaram a Abu Dhabi adotando um discurso humilde e valorizando os adversários no torneio. "No futebol, a lógica não serve", avisou o lateral esquerdo Abidal.

Somada à derrota para o Inter em 2006, o Barcelona perdeu outra decisão intercontinental para um time brasileiro. Em 1992, os espanhóis acabaram surpreendidos pelo São Paulo, no Japão. Para acabar com o estigma de 'fracassos' em torneios globais, o técnico Josep Guardiola manifestou o desejo de encerrar esse tabu nesta temporada.

"Poder disputar um Mundial é um sonho para qualquer profissional e o Barcelona sabe muito bem o que este título representa, pois já esteve perto de ganhá-lo algumas vezes e acabou cedendo o resultado. Portanto, vamos começar o torneio com o pé direito e mostrar que estamos dispostos a quebrar esse tabu", disse Guardiola.

O Barcelona ficou ameaçado durante toda a semana de não contar com o argentino Lionel Messi, principal candidato ao prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa, nesta partida diante do Atlante. Lesionado no tornozelo direito durante o duelo contra o Dínamo de Kiev, na última quarta-feira, o camisa 10 treinou normalmente com os companheiros nesta terça-feira e deverá começar o confronto no banco de reservas, sendo poupado para uma possível decisão diante do Estudiantes, da Argentina.

Pelo lado dos mexicanos, o discurso é de extrema confiança. O técnico José Cruz não considera impossível derrotar o Barcelona e escrever uma nova história no Mundial de Clubes da Fifa, que nunca viu um time fora da América do Sul e da Europa decidir o torneio.

"Estamos sonhando com essa classificação e acreditamos que este é sim um sonho possível de ser realizado, principalmente quando nos empenhamos para que ele se realize. O Atlante pode não ser tão badalado quanto o Barcelona, mas vai lutar igual, ou mais do que eles, por essa classificação", sentenciou Cruz.

O treinador do Atlante vai manter a base que conquistou a vaga diante do Auckland. O meia brasileiro Lucas Silva, ex-Botafogo, autor de um dos gols na partida contra os neozelandeses, deverá começar mais uma vez no banco de reservas.

Decisão do quinto lugar: Um pouco mais cedo, às 11 horas (de Brasília), TP Mazembe, do Congo, e Auckland City, da Nova Zelândia, decidem o quinto lugar do Mundial de Clubes. O representante africano foi derrotado na etapa anterior pelo Pohang Steelers, da Coréia do Sul, por 2 a 1. Já a equipe da Oceania caiu por 3 a 0 diante do Atlante.

FICHA TÉCNICA
BARCELONA-ESP x ATLANTE-MEX

Local: Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
Data: 16 de dezembro de 2009, quarta-feira
Horário: 14 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Brasil)
Assistentes: Roberto Braatz e Altemir Hausmann (ambos do Brasil)

BARCELONA: Víctor Valdes; Daniel Alves, Carles Puyol, Gerard Pique e Eric Abidal; Seydou Keita, Andres Iniesta e Xavi; Pedro Rodríguez, Thierry Henry e Zlatan Ibrahimovic
Técnico: Josep Guardiola

ATLANTE: Federico Vilar; Miguel Martínez, Luis Velasquez e Daniel Arreola; José Guerrero, Guillermo Rojas, José González, Fernando Navarro, Santiago Solari e Christian Bermudez; Rafael Márquez
Técnico: José Cruz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.