PORQUE ESSA FISCALIZAÇÃO NÃO ACONTECE EM ITAITUBA

Trinta e cinco toneladas de pirarucu salgado foram apreendidas, nesta quarta-feira (11), durante a operação 'Manto Sagrado', do Ibama. O pescado foi encontrado nos depósitos de três grandes redes de supermecados de Belém. Os proprirtários foram autuados e multados por comercilizar pirarucu em tamanho inferior ao permitido por lei.

De acordo com Márcio Santos, coordenador da operação, o pescado, do tipo manta seca, tinha tamanho inferior a 1,10m permitidos pela legislação ambiental. 'Isso indica que eles foram pescados filhotes, o que é proibido', disse. Segundo a chefe substituta da Divisão de Fauna e Pesca, Aline de Moraes Oliveira, além desse tamanho, há outros dois permitidos para a comercialização do pirarucu.

Se for inteiro deve ter no mínimo um metro e meio de comprimento. Em caso de manta fresca - peixe inteiro resultado de corte - o tamanho deve ser de um metro e vinte centímetros. Em relação a uma denúncia de que um supermecado também estaria comercializando camarão e piramutaba, que estão na época do defeso, o coordenador da operação explica: 'Foi encontrado uma tonelada de camarão. Mas nesse caso, é diferente do pirarucu. Quando começou a época do defeso, os estabelecimentos deveriam enviar ao Ibama a nota fiscal de que possuíam o produto em estoque e assim poderiam comercializar o produto. Segundo o proprietário do supermercado, ele possui essas notas e ficou de apresentar ao Ibama'. Caso isso não seja feito, o material também será apreendido.

Os depósitos vistoriados estão localizados na avenida Augusto Montenegro, Doutor Freitas e na travessa Pariquis. Os proprietários foram autuados pelo crime ambiental de comercializar pirarucu em tamanho inferior ao permitido po lei. Eles foram multados em R$ 70 mil mais R$ 40 mil por quilo apreendido.


Redação Portal ORM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.