Ministério amplia prazo para testes de rádio

O Ministério das Comunicações prorrogou por 60 dias a realização de testes com sistemas de rádio digital. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou a portaria, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União. A idéia é concluir os testes até 17 de janeiro de 2010.

“O governo está avaliando os dois modelos consagrados no exterior: americano (In band on channel, o IBOC) e europeu (Digital Radio Mondiale, o DRM). Esperamos dar o grande salto da modernidade com a implantação do rádio digital em 2010”, afirma.

Hélio Costa lembra que o rádio tem 80 anos desde que foi lançado e é basicamente a mesma tecnologia. “A inovação do rádio digital é que ele vem com um som absolutamente puro, em 5 canais, tem espaço para multiplicar os canais, principalmente nos lugares onde não se dispõe mais de espectro, como é o caso específico de algumas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, comenta.

Para realização de testes e avaliações com os sistemas de rádio digital, o ministério publicou em maio um aviso de chamamento público, dando prazo de seis meses para a realização de experimentos. Com a publicação da nova portaria, ampliando o prazo para mais 60 dias, nesta quinta-feira, o governo quer avaliar os resultados.

De acordo com Hélio Costa, a definição da rádio digital trará inúmeras vantagens ao ouvinte, por conta da melhor qualidade da transmissão. Ele lembrou que a tecnologia permitirá às emissoras levar ao ar simultaneamente vários programas na mesma frequência. “É fundamental para o Brasil termos o sistema de rádio digital em ondas curtas. Ele pode até substituir as transmissões via satélite”, prevê o ministro.

Portarias

Ainda nesta quinta-feira, o ministério autorizou o funcionamento de cinco retransmissoras de televisão no país. Os atos foram publicados no Diário Oficial da União. A primeira autorização é para emissora da cidade de Herval (RS), que retransmitirá sinais da geradora Televisão Tuiuti, sediada em Pelotas (RS). Também foram publicadas portarias para Laranjal do Jarí (AP), que repetirá programação da TV Amazônia de Macapá (AP), e para a cidade de Araraquara (SP), que passa a receber sinais da Fundação Nossa Senhora Aparecida, de Aparecida (SP).

Outra autorização permite a substituição de canal da TV Maranhão de Pindaré-Mirim (MA), que passará a ser o 23. Ainda no Maranhão, o ministério autorizou a transmissão dos sinais para a Rádio e TV Difusora do Maranhão, de São Luís (MA), que repetirá a programação na cidade de Timon (MA).

O Diário Oficial da União traz publicadas ainda duas outorgas para rádio FM. Uma assinatura de contrato com a rádio Portal FM, da cidade de Dionísio Cerqueira (SC) e a outra outorga é uma renovação de permissão por dez anos para a rádio Onda Sul FM Stéreo, de Carmo do Rio Claro (MG), que segue para o Congresso Nacional para deliberação final.

Foram publicadas também quatro consignações de TV Digital para a retransmissora Televisão Independente de São José do Rio Preto, que transmitirá sinais para as cidades de Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS). Atualmente, 140 emissoras de tv estão consignadas a transmitir sinais abertos digitais de TV no país. (Ministério das Comunicações).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.