Brasil perde para a Itália e título da Copa dos Campeões fica mais distante

Campeãs olímpicas jogam mal e agora , além de precisar ganhar da Tailândia, têm que torcer para o Japão derrotar a Itália na última rodada
Com uma atuação muito aquém da esperada, a seleção brasileira feminina foi derrotada pela Itália por 3 sets a 0 (25/21, 25/23 e 25/21) neste sábado, na cidade japonesa de Fukuoka, e deixou as adversárias com a mão no título da Copa dos Campeões. Neste domingo, as brasileiras pegam as tailandesas à 1h30m (de Brasília), na última rodada da competição. Além de precisarem precisam vencer bem, têm de torcer por uma queda das italianas diante da equipe da casa, em jogo que começará às 7h. O SporTV transmitirá as duas partidas ao vivo.


Italiana Francesca Piccinini ataca contra o bloqueio brasileiro, formado por Sheilla e Adenízia

O jogo começou muito equilibrado e nervoso, com as duas equipes errando muito. O Brasil chegou a fazer 4/2, mas a Itália é que foi para a primeira parada técnica com vantagem: 8/7. Com o ginásio Marine Messe lotado de torcedores, que se calavam durante as jogadas, o técnico da seleção brasileira, José Roberto Guimarães, tinha de dar suas instruções no saque das meninas sem muito alarde.



Na volta, as italianas conseguiram abrir três pontos de diferença: 12/9. Com um bloqueio triplo em cima de Piccinini, o Brasil conseguiu diminuir a vantagem italiana para um ponto (14/13), mas o time europeu foi para a segunda parada na frente, após erro de Sheilla: 16/13.



O Brasil fez dois pontos seguidos na volta, mas não conseguiu empatar a partida. Além disso, começou a errar mais, o que fez Zé Roberto pedir tempo quando estava 19/14 para as adversárias. Não adiantou muito, e as italianas foram a 21/17. Os bons saques de Thaisa propiciaram uma reação brasileira, mas novamente a equipe não conseguiu empatar.



Com um bom saque de Bosetti, a Itália conseguiu o set point (24/21), e o técnico brasileiro pediu tempo para tentar acertar a equipe. No entanto, uma bola alta na entrada de rede para Piccinini decidiu o set para a Itália: 25/21.


Dani Lins entra no lugar de Ana Tiemi no segundo set







Dani Lins e Thaisa conversam durante o jogo

As campeãs olímpicas, mesmo com a levantadora Dani Lins no lugar de Ana Tiemi, não voltaram bem para o segundo set, e a Itália abriu 4 a 1. O time brasileiro não se acertava em quadra, cometia muitos erros. Assim a vantagem italiana aumentou e, quando chegou o momento da primeira parada técnica do set, o placar apontava 8 a 4 para a equipe europeia.



O time brasileiro voltou melhor e, vibrando mais em quadra, conseguiu empatar a partida em 8/8, obrigando o técnico italiano, Massimo Barbolini, a pedir tempo. A ansiedade das meninas do Brasil, porém, permitiu a equipe adversária escapar novamente no placar: 11 a 8. Foi a vez de Zé Roberto parar o jogo para conversar com suas jogadoras. A ação não foi bem sucedida, e a Itália foi a 13 a 9.



Em dois bloqueios seguidos, sobre Natália e Adenízia, as italianas foram com ótima vantagem para a segunda parada técnica: 16 a 10. Impaciente e já sem se importar com o silêncio dos torcedores japoneses, Zé Roberto, reclamou com a levantadora Dani Lins e a meio de rede Adenízia:



- Eu não sei mais o que fazer com vocês duas, vocês não conseguem acertar o tempo da bola!

O Brasil voltou com vontade de mudar o panorama e marcou quatro pontos seguidos, obrigando o técnico adversário a pedir tempo. A partida ficou mais equilibrada, mas os constantes desencontros nas jogadas brasileiras facilitava a vida do bloqueio italiano. Após um erro de Ortolani, a diferença da Itália caiu para um ponto (19/18). Após quase empatar em 20 (Adenízia cortou em cima do bloqueio simples num contra-ataque no meio da rede), as brasileiras permitiram a vantagem italiana ir a três de novo: 22/19. Zé Roberto pediu tempo e aos berros, que ecoaram no ginásio em Fukuoka, deu uma bronca em Adenízia.



Os gritos do técnico acordaram as brasileiras, que empataram finalmente em 22. Mas, com um saque colocado de Bosetti, no meio da quadra das estáticas brasileiras, a Itália venceu também o segundo set: 25/23.



Zé Roberto se irrita com Dani Lins



No intervalo, o técnico brasileiro voltou a gritar com suas jogadoras. Em seguida, Fabi reuniu as companheiras, pois era o tudo ou nada. O Brasil até voltou bem para o terceiro set, mas o problema nos levantamentos continuava. Como nos outros sets, a Itália foi em vantagem para a primeira parada técnica: 8 a 7.



Depois de uma péssima levantada de Dani Lins, Zé Roberto berrou:



- Você vai sair, hein!



Mas sorte que Sheilla consertou com um bloqueio simples, empatou o jogo em 8 a 8. Depois, a seleção brasileira conseguiu virar e, pela primeira vez, abrir dois pontos: 11/9. Em seguida, o Brasil fez o 13º ponto, e o técnico italiano pediu tempo. O alerta parece que mexeu com os brios de Dani Lins, que passou a variar mais as jogadas e a acertar o tempo das bolas. Assim, o Brasil foi para a segunda parada do set com 16/13 a seu favor.



As brasileiras novamente apagaram e permitiram o empate em 16/16. As italianas abriram para 20/18, e o técnico brasileiro parou de novo o jogo, pedindo bola alta nas pontas, mas o jogo do Brasil não encaixava. Assim, a Itália foi a 22/18. Irritado, Zé Roberto pôs Ana Tiemi no lugar de Dani Lins. Depois, já com 23/19, Paula Pequeno entrou no lugar de Natália.



O time brasileiro esboçou uma reação, e Barbolini pediu tempo. Na volta, a Itália conseguiu seu set point e como não era mesmo dia das campeãs olímpicas, as italianas venceram por 25 a 21.



No fim da partida, mais calmo, Zé Roberto reconheceu que o time italiano jogou melhor e mereceu a vitória:



- É um time que joga junto há muito tempo, que é muito correto tática e tecnicamente, e com uma ótima levantadora. A Itália mereceu porque foi melhor o tempo inteiro. Nós estamos com um grupo novo, que precisa de mais experiência e rodagem internacional.



Times:
BRASIL - Ana Tiemi, Paula Pequeno, Carol Gattaz, Thaisa, Mari e Sheilla. Líbero: Fabi. Entraram: Dani Lins, Natália, Joycinha e Sassá.
ITÁLIA - Lo Bianco, Barazza, Ortolani, Piccinini, Del Core e Gioli. Líbero: Cardullo. Entraram: Arrighetti e Bosetti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.