Brasil fecha ano positivo contra adversário inédito e emergente


Júlio César é segurança no gol brasileiro

Apesar de correr o risco de perder a ponta do ranking da Fifa para a Espanha, o ano de 2009 pode ser considerado favorável para a seleção brasileira. Campeã da Copa das Confederações, a equipe de Dunga foi derrotada somente uma vez em 16 jogos na temporada, diante da Bolívia, em La Paz, tendo acumulado 13 vitórias e dois empates nos demais compromissos. Quebrou tabus, recordes e, nesta terça-feira, às 12h30 (de Brasília), entrará em campo para fechar a temporada diante de um adversário inédito: Omã.

O confronto marcado para o Muscat Stadium, em Mascate, capital do país, será o primeiro da história entre as duas equipes nacionais. E, na visão do técnico Dunga, não será fácil para os pentacampeões, mesmo diante de um adversário que ocupa apenas a 79ª posição na lista das melhores do mundo ranqueadas pela entidade máxima do futebol.

"Omã não é um time com tanto nome, mas é uma força emergente. É um time que já foi campeão e tem jogador atuando na Inglaterra", lembrou, citando o goleiro Al Habsi, reserva do Bolton, da Inglaterra, clube que defende há quatro temporadas.

O treinador descartou também a obrigatoriedade de o Brasil 'passear' em campo contra o adversário. "Não temos compromisso de dar espetáculo, e sim de fazer um bom jogo. Cada partida é uma surpresa e o que vai acontecer durante dependerá do que vamos apresentar", ponderou Dunga.


Dunga não espera jogo fácil nesta terça

O jogo servirá para alguns atletas mostrarem serviço ao treinador e tentarem, no penúltimo compromisso antes da Copa do Mundo da África do Sul, cavar um lugar no grupo que buscará a sexta estrela no peito a partir de junho de 2010. Michel Bastos, que estreou bem na vitória sobre a Inglaterra, é um deles.

O atleta do Lyon sabe que a lateral esquerda é uma posição que ainda não está 'fechada' na cabeça do treinador e fará tudo para provar a Dunga que pode ganhar a disputa com Filipe Luis, do Barcelona, Marcelo, do Real Madrid, Fábio Aurélio, do Liverpool, e Kléber, do Internacional, para fechar a dupla de laterais na Copa com André Santos, do Fenerbahce, praticamente com o passaporte carimbado.

"A oportunidade me foi dada e quero trabalhar por um lugarzinho na Copa, pois vim aqui para isso", avisou Bastos, que recebeu elogios do treinador por sua participação no jogo contra os ingleses. "Ele foi bem, como todo o grupo. Não joga dessa forma no clube, mas facilitou porque recebeu orientações do Thiago Silva e do Felipe Melo", comentou Dunga.

O técnico também deverá observar mais atentamente outros atletas, como Alex, do Spartak Moscou, Fábio Simplicio, do Palermo, Carlos Eduardo, do Hoffenheim e Hulk, do Porto, além do zagueiro Thiago Silva, do Milan, que tem crescido no conceito do treinador e pode aparecer na lista final, barrando o são-paulino Miranda e formando o quarteto de beques com Luisão, Lúcio e Juan, favoritos do ex-volante.

Mais do que confirmados no grupo que disputará o Mundial da África do Sul, o volante Gilberto Silva e o meia Kaká vêem o amistoso contra o 'enigma' omani com uma só finalidade: continuar em evolução para fazer bom papel na Copa. "Cada jogo vamos melhorando algumas coisas. A seleção está muito bem e fez um grande jogo contra a Inglaterra", lembrou Kaká.

"Estamos procurando melhorar em todos os aspectos e nossa bola aérea, que antes não era um ponto forte, hoje é utilizada com bastante sucesso", complementou Gilberto Silva, que deverá ostentar mais uma vez a faixa de capitão do time verde e amarelo.

Franco-atiradores: Contando no grupo com dois atletas que atuam o futebol europeu - o goleiro Al Habsi e o atacante Al Hosni, que jogam na Inglaterra e na Bélgica, respectivamente, os omanis entrarão em campo para aprender com os pentacampeões.

A presença dos samba-boys no país tem agitado a torcida, que promete fazer muita festa antes e durante o confronto com os brasileiros. Apesar de não possuir grande experiência no futebol profissional, a seleção de Omã espera dificultar ao máximo a ação do time de Dunga.

Campeões da Copa do Golfo, os omanis, terceiros colocados em seu grupo nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 - atrás de Japão e Bahrein, disputam atualmente as preliminares para a Copa da Ásia, que será disputada em 2011, no Catar, e vêm de duas derrotas para a Austrália (1 a 0 e 2 a 1).

FICHA TÉCNICA:
BRASIL X OMÃ

Local: Sultan Qaboos Complex (Muscat Stadium), em Mascate (Omã)
Data: terça-feira, 17 de novembro de 2009
Horário: 12h30 (de Brasília)
Árbitro: Não divulgado
Assistentes: Não divulgados

BRASIL: Júlio César; Maicon, Lúcio, Thiago Silva e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Josué), Elano e Kaká; Nilmar e Luis Fabiano
Técnico: Dunga

Omã: Al Habsi; Sulamain, Al Boloshi, Mudhafar e Al Noobi; Ayil, Al-Mukhaini, Rajab e Said; Al Hosni e Suwaidan
Técnico: Claude Le Roy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.