Belluzzo leva 270 dias de suspensão no STJD

Um dia depois de conseguir as absolvições do goleiro Marcos e do zagueiro Danilo para o jogo contra o Grêmio, o Palmeiras fracassou no julgamento do presidente Luiz Gonzaga Belluzzo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nesta terça-feira, o dirigente foi suspenso de suas atividades no departamento de futebol do clube por 270 dias. Até o dia 6 de agosto de 2010, Salvador Hugo Palaia assume o cargo máximo do Verdão no setor.

Belluzzo respondeu principalmente pelas ofensas ao árbitro Carlos Eugênio Simon, que dirigiu a partida entre Fluminense e Palmeiras e anulou um gol legal de Obina na etapa inicial. Ainda por cima, o cartola também pagou caro por insinuar que Rodrigo Fux, auditor do STJD, teria usado o "coração flamenguista" em um julgamento do atacante Vagner Love.

Apesar da gravidade das palavras do presidente, o Palmeiras esperava um resultado positivo no julgamento. "Recentemente o diretor do Flamengo chamou juiz de canalha e não aconteceu", ressaltou o diretor de futebol Genaro Marino, em referência ao vice de futebol do Rubro Negro, Marcos Braz, que criticou o árbitro pernambucano Nielson Dias logo após a partida contra o Santos.

Por suas declarações, Belluzzo foi denunciado nos seguintes artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): 186 (praticar ato hostil , por fato ligado ao desporto); 187 (ofender moralmente árbitro ou auxiliar), 188 (manifestar-se de forma desrespeitosa contra membros da Justiça Desportiva); 189 (atribuir fato inverídico a membros ou dirigentes da Justiça Desportiva); 190 (manifestar-se de forma desrespeitosa contra atos ou decisões da Justiça Desportiva) e 279 (incitar publicamente a prática de infração).

A ideia palmeirense era desqualificar as denúncias em, pelo menos, cinco dos seis artigos. Porém, os representantes da Segunda Comissão Disciplinar do STJD entenderam que Belluzzo violou quatro vezes o Código Brasileiro de Justiça Desportiva.


Belluzzo compara pena no STJD aos tempos da ditadura

Nove meses: essa foi a suspensão recebida por Luiz Gonzaga Belluzzo no julgamento desta terça-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A partir de agora, o dirigente fica impedido de trabalhar nas questões do departamento de futebol como o presidente do Verdão. A pena pesada não foi vista com surpresa pelo polêmico cartola.

"Já aguardava uma punição assim, por esse motivo decidi não comparecer ao julgamento. É uma situação que já passei porque enfrentei a época difícil da ditadura. Não vai me afetar", prometeu Belluzzo, em entrevista à Rádio Globo.

O presidente palmeirense acabou punido por críticas ao árbitro Carlos Eugênio Simon, vilão do clube no jogo contra o Fluminense, e por citar que um auditor do STJD, Rodrigo Fux, teria utilizado o "coração flamenguista" para punir Vagner Love por duas partidas de gancho pela expulsão contra o Avaí.

"Infelizmente aquele que fala com veemência não é bem visto aqui neste país", disparou Belluzzo, que falou de sua função a partir de agora. "Vou continuar apoiando a diretoria e mantendo contato com o Salvador Hugo Palaia (presidente em exercício até agosto de 2010)", emendou.

O Palmeiras pretende recorrer da pena de Belluzzo no tribunal pleno do STJD. A expectativa alviverde é de conseguir um novo julgamento para o dirigente ainda em 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.