Aids avança com oito mil casos no Pará

Mais de 8,1 mil paraenses foram diagnosticados com aids de janeiro a dezembro do ano passado. A informação, obtida com exclusividade por O LIBERAL, fará parte do boletim epidemiológico sobre a doença que será divulgado amanhã pelo Ministério da Saúde.

Os números foram revelados pelo coordenador estadual de DST/ Aids, Lourival Marsola. Segundo ele, em relação a 2007, houve um aumento no número de casos diagnosticados, mas isso não significa aumento da epidemia no Estado.

Ele não soube dizer, contudo, quanto esse total de casos registrados representa no universo de contaminados no Pará em relação ao ano anterior.

'Houve um aumento no número de casos diagnosticados no Estado porque o governo ampliou a quantidade de centros de testagem para a doença. Até 2007, apenas 19 centros atendiam aos 143 municípios do Estado, por isso, pode-se dizer que muita gente morria com aids sem saber que era portador da doença', disse. Hoje existem 30 centros de testagem.

Além disso, os novos casos diagnosticados até dezembro serão somados aos casos já diagnosticados anteriormente. 'Ou seja, o número de pessoas com Aids no Pará naturalmente vai aumentar a cada novo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde', justifica Lourival Marsola.

No site do Ministério da Saúde, o último boletim sobre a doença é baseado em dados tabulados até o fim de 2007. Segundo o Boletim, de 1980 a junho de 2007, foram notificados 474.273 casos de aids no País - 289.074 no Sudeste, 89.250 no Sul, 53.089 no Nordeste, 26.757 no Centro Oeste e 16.103 no Norte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.