Rádio Cultura Ondas Tropicais volta ao ar

Agência Pará

A Rádio Cultura Ondas Tropicais voltou ao ar na tarde desta terça-feira (6), depois de passar 11 anos desativada. Com maior capacidade de alcance que as emissoras AM e FM, a Rádio Cultura OT poderá ser captada em todos os municípios paraenses e até mesmo em outros Estados e países, e terá programação definida pelo tripé serviço, informação e música.


A emissora, vinculada à Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), foi inaugurada pela governadora Ana Júlia Carepa e pela presidente da Funtelpa, Regina Lima, com a presença do secretário estadual de Comunicação, Paulo Roberto Ferreira, da representante da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Luciana Couto, e de outras autoridades estaduais, como os deputados estaduais Airton Faleiro e Carlos Bordalo, o secretário de esporte e lazer, Jorge Panzera, e o procurador geral do Estado, Ibrahim Rocha. Também estiveram presentes o prefeito de Marituba, Bertoldo Couto, e representantes de vários movimentos sociais do município. Isto porque a cerimônia aconteceu na área ambiental da antiga fazenda Pirelli, em Marituba, onde ficam a antena e o transmissor que vão gerar o sinal da OT.

A governadora Ana Júlia Carepa agradeceu a parceria com a EBC, que tornou possível a retomada da rádio, e falou sobre a importância de uma rádio de ondas longas em um Estado como o Pará. "É fundamental para o nosso Estado continental, para que a população de todos os municípios tenha acesso à informação e conheça o que é o Pará. Informação significa liberdade e justiça."

Regina Lima, que também é presidente da Associação das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais do Brasil, falou com emoção sobre o resgate da Cultura OT, criada em 1978, e onde ela relatou ter atuado como jornalista. "Quando assumimos a Funtelpa, propusemos o compromisso de rastrear a situação da OT e resgatá-la. Quando eu trabalhava produzindo conteúdo para a OT, recebia muitas cartas do interior. E essa será a missão da rádio: integrar o Pará. Só se integra um Estado se ele se conhecer".

Para Luciana Couto, coordenadora da Rádio Nacional da Amazônia e representante da EBC - empresa que aportou recursos, junto com o Governo do Estado, para a retomada da Cultura OT -, as rádios públicas, como a emissora que foi inaugurada, têm um papel diferenciado, um papel social, ao chegar às comunidades mais distantes, por vezes isoladas e sem acesso a outros meios de comunicação, como comunidades quilombolas, e sua programação deve fazer jus a essa missão de "levar cidadania".

Programação - A Rádio Cultura Ondas Tropicais foi o primeiro veículo da Funtelpa e voltou ao ar após um investimento de R$ 1,18 milhão. Volta à atividade com dois programas - "Nas Ondas do Rádio", veiculado diariamente, das 16 às 18 horas, e "Acorda, Pará", que vai ao ar das 6 às 8 horas da manhã. Os horários foram escolhidos por serem os melhores para recepção da OT. A programação entrou no ar no momento da inauguração, cuja cerimônia já foi transmitida pela rádio.

Antes de ser paralisada, em abril de 1998, por decisão do Governo do Estado à época, a Rádio Cultura OT chegava aos mais distantes municípios do Pará, com grande qualidade de som e programação diversificada, tendo a música popular brasileira e o jornalismo como fortes, e sendo escutada, inclusive, no Maranhão, Amapá, Amazonas e outros Estados.

Capacidade - A Rádio Cultura OT reinicia suas atividades com dois transmissores: o principal, de 10 KHz, e o reserva, de 1KHz. Nas primeiras semanas, a potência do transmissor será avaliada e aumentada gradativamente, até alcançar sua potência máxima. Quando estiver com sua potência máxima, o transmissor terá capacidade para alcançar todos os 143 municípios do Estado, e até mesmo outros países da América do Sul e outros continentes, como a Europa.

A Rádio Cultura Ondas Tropicais possui uma estrutura de transmissão, localizada em Marituba, na antiga Fazenda da Pirelli, e uma estrutura de estúdio, localizada no prédio sede da Funtelpa, em Belém. Em Marituba, estão localizados o transmissor e a antena, que serão interligados ao estúdio através de links.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.