DEPUTADO LIRA MAIA FAZ REGISTRO NA TRIBUNA DA CAMARA FEDERAL DOS 90 ANOS DO COLEGIO SÃO JOSÉ NO PLANALTO SANTARENO

Venho a esta Tribuna na tarde de hoje para registrar com muita alegria a comemoração dos 90 anos da Escola Conveniada de Ensino Médio e Fundamental São José, Na Comunidade São José, em Santarém/PA. Localizada no KM 22, as margens da Rodovia Santarém/Cuiabá (BR 163), a Escola São José foi pioneira na educação no planalto santareno e me serviu na condição de estudante no período de 1968 a 1972.

Em 10 de outubro de 1919, com o apoio das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição que trocaram o conforto de Santarém por uma casinha de palha, surgiria ali a primeira sala de aula. Lá chegaram Dom Amando Balhmann e Madre Imaculada de Jesus que construíram o Orfanato São José para as moças que desejavam estudar chegando a atender 100 internas.

Em 1947, dirigida pela Irmã Bernadete Vasconcelos, a Escola São José já dispunha de um prédio de madeira e em 1950, foi sucedida pela Irmã Consolata que desempenhava um trabalho incansável voltado para a qualidade do ensino, não deixando nada a desejar na sua qualidade.

Em 1960, com a escolha da irmã Epifânia como 1ª Supervisora Provincial, inicia-se uma nova fase da Escola São José. Passando pelos mais variados obstáculos, Irmã Epifânia, com a ajuda da comunidade realiza o grande sonho que era a construção do novo prédio da Escola São José. A partir dali, Irmã Úrsula assumiu os destinos da Escola que já funcionava no prédio novo que contava com uma estrutura de 867m².

De 1962 a 1979, a Escola São José viria a formar cerca 225 professores regentes, chamados à época de “anjos da guarda ou vagalumes da região Planaltina”. Esses professores passariam a ser os responsáveis pela interiorização do ensino em Santarém

Deputado Lira Maia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.