Sem medo dos traficantes

No AMAZÔNIA:

'Nós estamos prontos. Se houver qualquer ataque ou ameaça ao trabalho da Polícia Civil e Militar do Estado do Pará, pode ter certeza de que responderemos à altura ou mais'. As palavras são do delegado Éder Mauro, diretor do Grupo de Polícia Metropolitana (GPM), núcleo considerado como um dos alvos de grupos criminosos ligados a Jocicley Braga de Moura, o 'Dote'. Depois da prisão do megatraficante, informações levadas ao setor de inteligência das duas polícias dão conta de que a Delegacia do Marco (onde funciona o GPM) e o Tribunal de Justiça do Estado (TJE) estão prestes a ser atacadas a qualquer momento em retaliação à prisão de 'Dote'.
'Eu, particularmente, só soube desses fatos hoje (ontem) após ler os jornais. Na quinta-feira eu até tive uma reunião ontem com o Secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo, e com o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Pará, Raimundo Benassuly, em que nós discutimos sobre as ações do narcotráfico, como lidar com elas e tudo o mais. O que tenho a dizer é isso: se qualquer ação acontecer, qualquer ameaça, nós vamos responder imediatamente e na mesma intensidade ou mais. Temos recebido muitas denúncias e estamos fazendo alguns reforços, tendo mais cuidado em algumas situações. A Polícia do Estado está completamente preparada para lidar com qualquer situação do tipo', assegura o delegado, que anda quase que o tempo todo com duas pistolas e um fuzil 556.
As investigações realizadas pelas polícias Civil e Militar resultaram na informação de que os possíveis atentados deverão acontecer de forma semelhante às ações criminosas ocorridas no início da semana em Salvador, na Bahia, com ataques a unidades da PM. O plano de ataque de intimidação às autoridades da Segurança Pública no Estado seria executado por grupos da região Sul do País. Em Salvador, 14 pessoas suspeitas de envolvimento nos ataques a ônibus e postos policiais foram presas desde a última segunda-feira, de acordo com a assessoria de imprensa do governo baiano. Em três dias de atentados, 12 ônibus foram incendiados e dez postos, atacados. Os ataques continuaram ontem na capital baiana.
No Pará, a descoberta das ameaças devem resultar ainda no reforço da vigilância em torno de 'Dote' e de pessoas ligadas a ele no intento de se obter mais detalhes sobre esses possíveis ataques, além de elaborar estratégias especiais de segurança. Uma reunião com a presidência do TJE para discutir medidas de segurança deve acontecer nos próximos dias.
Depoimento - José Roberto Fernandes Barbosa, de 37 anos, tido como um dos maiores responsáveis pela distribuição de drogas para as regiões Norte e Nordeste, foi ouvido formalmente na última quinta-feira por Éder Mauro. Preso em uma operação policial no fim do mês de junho em Manaus (AM), ele prestou depoimento durante 1h20 no Centro de Recuperação de Americano (CRA), onde está preso. Ele é tido como sócio e 'Patrão' de 'Dote', mas negou envolvimento com o tráfico e com 'Dote' durante o depoimento.
Ainda na quinta-feira foi preso outro acusado de integrar a quadrilha de 'Dote'. Josenildo Santos Corrêa, o 'Testa', de 27 anos, foi detido na avenida Independência, na Cabanagem. Há pelo menos um mandado de preventiva contra ele decretada por homicídio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.