Educação - O Ensino Superior e o descaso do Poder Público



Na semana passada iniciamos uma reflexão sobre o ensino superior a partir do resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ( ENADE ) que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação ao conteúdo programático dos cursos a que estão matriculados, divulgado pelo MEC. Para continuarmos nossa discussão vamos tentar identificar as causas do baixo rendimento dos alunos das escolas do ensino superior privado. Convém lembrar que a partir do governo Collor se acelerou o processo de privatização do terceiro grau no país. Collor, aliás, não se deu o trabalho de, sequer planejar a criação de novas universidades públicas. Constitucionalmente cabe ao governo federal oferecer as condições aos jovens que saem do ensino médio que é de responsabilidade dos governos estaduais, para cursar o ensino superior. De Collor à Lula pouco ou quase nada foi feito no que diz respeito aos investimentos em expansão da oferta de vagas nas universidades públicas. O governo federal decidiu por abrir mão de uma prerrogativa sua e transferir essa responsabilidade para a iniciativa privada. Resultado: nos últimos quinze anos constatamos um avanço desenfreado das “empresas de ensino superior” a esse significativo nicho do mercado da educação no país.

Pior é que o governo federal nem sequer se aparelhou para fiscalizar e exigir qualidade dos que exploram o ensino particular. Tudo ficou à mercê dos interesses dos donos de estabelecimentos de ensino superior. O máximo que o governo fez para compensar a sua omissão e completa ausência de investimentos no setor foi criar um tímido mecanismo de financiamento aos estudantes menos favorecidos. Aliás, um mecanismo nefasto que obriga a devolução do recurso liberado com juros e correção. Na verdade o governo federal deveria, no mínimo, destinar esses recursos para bancar a entrada de jovens carentes nas universidades privadas, a fundo perdido. Seria, talvez, a única forma de compensar a ausência de investimentos em universidade públicas.

Por causa dessa descontrolada proliferação de estabelecimentos de ensino superior particulares, com raríssimas exceções, é que constatamos a baixa qualidade do ensino no pais. E, quando recorremos ao resultado ENADE, onde esses estabelecimentos privados ocupam os últimos lugares , portanto, sempre atrás das universidade públicas, é que deparamos com a dura realidade de um quadro onde os nossos jovens são mal preparados para enfrentar o mercado de trabalho.

Olimpio Guarany é jornalista, economista e professor universitário
Fonte: Notapajós

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