Ana Júlia debate sobre clima e floresta com líderes internacionais

Da Redação
Agência Pará

Los Angeles - Sob o tema "Um Chamado à Ação: Rumo a Copenhagen", foi aberta nesta quarta-feira, 30, às 13h (horário local), em Los Angeles, Califórnia, a segunda cúpula global de governadores sobre clima e floresta, (GGCS2, na sigla em inglês). O evento, liderado pelo governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, reúne líderes de vários continentes, como a África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul.

O Brasil é representando pela governadora Ana Júlia Carepa e pelos governadores Binho Marques (Acre), Valdez Goes (Amapá), Eduardo Braga (Amazonas) e Blairo Maggi (Mato Grosso), além do governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

Em 2008, no primeiro encontro, nove estados do Brasil, Indonésia e Estados Unidos, representando mais de 50% das florestas tropicais do mundo, assinaram um acordo de cooperação para promover ações voltadas para a redução do desmatamento e que contribuam para a redução das mudanças climáticas globais.

Desde então, encontros foram realizados no Brasil, um deles, em Belém, em julho passado, ocasião em que foi elaborado um plano de ações conjuntas com recomendações de como ligar as várias atividades entre os participantes. Sob esta ótica, os temas discutidos se relacionaram ao mecanismo denominado REDD, Redução do Desmatamento e Degradação Evitados.

O Pará se destaca por já ter definido suas metas de combate ao desmatamento, por meio do Plano de Prevenção, Combate e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD), o decreto que institui a recomposição florestal de áreas degradadas, a criação do Fórum Paraense de Mudanças Climáticas, a lei estadual de regularização fundiária para imóveis de até 2.500 hectares. Na composição de uma política abrangente vinculada ao tema ambiental e organização da produção inclui-se ainda o Zoneamento Ecológico-Econômica (ZEE) da zona oeste e da borda leste Calha Norte, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o programa 1 Bilhão de Árvores para a Amazônia.

É no estado do Pará que serão tomadas as posições mais relevantes em termos de proteção ao meio ambiente, numa estruturação do território para uma produção agrícola sustentatada.


Ivonete Motta - Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.