Cartório 24 horas facilita a emissão de documentos

Enfrentar filas em cartórios e se deslocar, muitas vezes para outros Estados, em busca de documentos são situações que podem ser evitadas através do Cartório 24 horas, disponibilizado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg). O serviço já está disponível há dois anos, mas muita gente ainda não conhece. Através dele, cidadãos de qualquer lugar do mundo podem solicitar a segunda via de documentações e recebê-la através dos Correios.

De acordo com Luiziel Guedes, vice-presidente da Anoreg, o serviço abrange os cartórios extrajudiciais de todas as naturezas. Os documentos que podem ser solicitados são: Registro Civil de Pessoas Naturais, Registro de Imóveis, Tabelionato de Notas, Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas, Registro de Protesto de Títulos Cambiais, Distribuidor.

Para que a solicitação seja efetivada, o cartório de registro da documentação deve estar cadastrado no sistema do Cartório 24 horas. No caso do Pará, todos os 365 cartórios de todos os municípios já fazem parte desse sistema. “A principal vantagem desse serviço é que as pessoas não precisam se deslocar para outras cidades para retirar uma documentação. Mas vale ressaltar que isso só ocorre em caso de segunda via”, explica Guedes.

CUSTOS

Os custos para solicitar uma documentação pela internet são os mesmos do cartório comum e mais os serviços dos Correios, que podem ser Sedex, carta registrada ou formato eletrônico. O pagamento é realizado através de boleto bancário, que pode ser impresso e pago em qualquer banco, nas agências dos Correios ou eletronicamente, pela internet.

Para quem está em Belém, a Anoreg Pará disponibiliza a Central de Certidões, que permite aos cidadãos solicitar a segunda via de certidões registradas em qualquer lugar do Brasil. (Diário do Pará)

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