Seis pilotos dividem as cem vitórias do Brasil na F-1

Acervo/Gazeta Press
Ayrton Senna é o maior vencedor brasileiro: repetiu essa comemoração 41 vezes

Com o êxito no GP da Europa, Rubens Barrichello colocou o Brasil na seleta lista de países com pelo menos cem vitórias na Fórmula 1. Somente britânicos, com 207 êxitos, e alemães, com 106, comemoraram mais primeiros lugares no pódio que os brasileiros.

Ao todo, seis pilotos contribuíram para a obtenção da marca verde-amarela: Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Felipe Massa, além do próprio Barrichello.

Bicampeão mundial, Fittipaldi foi o pioneiro ao levar a cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, ao triunfar com a Lola no GP dos Estados Unidos de 1970. O êxito foi ainda mais especial porque deu ao seu companheiro Jochen Rindt, morto no GP da Itália daquele ano, o título póstumo da temporada.

Fittipaldi soma 14 vitórias, nove a menos que Piquet, dono de três títulos na categoria. Também tricampeão mundial, Senna é o maior vencedor da história do país, com 41 vitórias. Pace, por outro lado, teve esse gostinho apenas uma vez, no GP do Brasil de 1975. Já Felipe Massa acumula 11 triunfos, um a mais que Barrichello.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.