Rubinho renasce em Valência e conquista 100ª vitória do Brasil

Valência (Espanha)

AFP
Rubinho emocionou-se muito com o fim do jejum de quase cinco anos sem vitórias na F-1

Uma cena que não acontecia desde 26 de setembro de 2004 foi vista neste domingo, em Valência: Rubens Barrichello cruzando a linha de chegada de uma corrida de Fórmula 1 na primeira posição. Com uma grande atuação no GP da Europa, o brasileiro foi o melhor do dia e renasceu na temporada 2009.

De quebra, Rubinho ainda entra para a história como o responsável pela centésima vitória brasileira na história da principal categoria do automobilismo mundial. Trata-se da décima vez que ele vence na Fórmula 1, a primeira sem estar guiando uma Ferrari.

Anteriormente, Barrichello havia triunfado uma vez no ano 2000 ( Alemanha), quatro em 2002 (Europa, Hungria, Itália e Estados Unidos), duas em 2003 (Inglaterra e Japão) e duas em 2004 (Itália e China).

Curiosamente, Barrichello volta a vencer em uma corrida em que somente ele representava o Brasil na pista, algo que não acontecia desde o GP dos Estados Unidos 2005. Na ocasião, devido a um boicote das equipes que usavam pneus Michelin, somente seis carros largaram, entre eles o de Rubens. Em corridas "normais", tal fato não acontecia desde 2002, também em Indianápolis, quando Felipe Massa havia sido punido e Enrique Bernoldi se viu desempregado com a falência da Arrows.

Sem o machucado Massa e o demitido Nelsinho Piquet, Barrichello brilhou no circuito urbano de Valência. Terceiro no grid, ele ultrapassou Heikki Kovalainen na primeira parada nos boxes, enquanto Lewis Hamilton foi superado na segunda ida ao pit, graças a um erro da McLaren, que demorou a encaixar os pneus do carro do inglês.

Na frente, o veterano acelerou fundo para garantir o primeiro lugar e manter o Brasil 100% em Valência, já que Massa venceu na pista em 2008. Sem muito o que fazer após a falha, Hamilton se conformou com o segundo lugar, à frente de Kimi Raikkonen.

Emocionado com o feito, Rubinho chorou muito após cruzar a linha de chegada. Com o resultado, ele volta à vice-liderança do campeonato, com 54 pontos. Em primeiro lugar, segue o companheiro do brasileiro na Brawn, Jenson Button, sétimo neste domingo, com 72. Sem pontuar, em nono, Mark Webber permanece com 51,5, enquanto Sebastian Vettel, que abandonou, é o quarto, com 47.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.