No jornal A Crítica:

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anunciou, ontem, a adoção das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o próximo vestibular da instituição, a ser realizado nos dias 6 e 7 de dezembro deste ano.

O Enem também será adotado no vestibular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

De acordo com a reitora da UEA, professora Marilene Corrêa, a instituição adotará o Enem como item de composição da nota da primeira etapa do concurso, a prova de Conhecimentos Gerais, mas com um diferencial: a nota do Enem será usada se ela for maior que a nota da prova de Conhecimentos Gerais dessa etapa.

“Se o candidato não se submeter ao Enem ou se fizer a prova e obtiver nota inferior à obtida na de Conhecimentos Gerais, será descartado”, explicou a reitora.


Em entrevista coletiva com o vice-reitor Carlos Eduardo Gonçalves e Ritamara Garcia, gerente do ensino médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e Cíntia Régia do Livramento, diretora do Departamento de Políticas Educacionais da Seduc, a reitora informou que a nota final da primeira etapa do concurso será composta por 80% da nota do candidato no vestibular e mais 20% da nota do Enem.

A nota final obedecerá a uma fórmula que, por exemplo, o candidato que obtiver nota 8 na prova de conhecimentos gerais e 9 na prova do Enem, terá sua nota final aumentada para 8,2.

Não há mudança em relação às cotas, que continuam determinando que 80% das vagas serão distribuídas da seguinte forma: 60% para candidatos das escolas públicas e 40% para escolas privadas.

Mais vagas

O vestibular da UEA será realizado nos 62 municípios do Estado do Amazonas, oferecendo oito cursos novos, definidos pela necessidade econômica dos municípios, que são Direito, para o município de Parintins; Tecnologia em Gestão do Turismo também para Parintins; e Tabatinga, Tecnologia em Produção Pesqueira para São Gabriel da Cachoeira, Presidente Figueiredo e Maués; Agroecologia para Itacoatiara; Ciências Econômicas para Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Tefé, Lábrea, Boca do Acre e Carauari; Teatro, Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Matemática para Anori, Apuí, Barcelos, Beruri, Borba, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itamatari, Itapiranga, Japurá, Juruá, Jutaí, Maraã, Novo Airão, Novo Aripuanã, São Paulo de Olivença, Tapauá e Uarini.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.