da Folha Online

O brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn GP, diminuiu neste domingo a diferença de pontos para seu companheiro de equipe e líder do campeonato, o inglês Jenson Button, para 16 pontos. No GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, o brasileiro foi o sétimo e viu seu rival abandonar uma corrida pela primeira vez no ano. O vencedor foi o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Foi a primeira vitória de Raikkonen no ano. A surpresa ficou por conta do italiano Giancarlo Fisichella (Force India), que havia feito a pole position e chegou na segunda posição. Sebastian Vettel (Red Bull), outro concorrente de Barrichello, foi o terceiro.

Restando cinco GPs para o fim da temporada, Button ainda lidera o Mundial de Pilotos com 72 pontos, contra 56 do brasileiro. Os dois pilotos da Red Bull aparecem na sequência: Vettel sobe para terceiro (53), contra 51,5 do australiano Mark Webber, que não pontuou hoje. Raikkonen aparece como quinto, com 34.

A pole position foi de Fisichella, que surpreendeu pelo desempenho obtido com sua Force India nos treinos classificatórios de sábado. Barrichello largou em 4º, com vantagem sobre seus principais rivais --Button foi apenas o 14º, enquanto as Red Bull de Vettel e Webber foram, respectivamente, 8º e 9º.

Barrichello se complicou na largada: saiu mal e cai para a última posição. No entanto, viu seu principal rival deixar a prova logo na primeira volta. Button rodou e levou consigo Lewis Hamilton (McLaren), que havia feito o melhor tempo dos treinos livres de sexta-feira, e os novatos Romain Grosjean (Renault) e Jaime Alguersuari (Toro Rosso).

Após uma breve passagem do Safety Car na pista, por conta da batida, Raikkonen, que havia largado muito bem da sexta posição, ultrapassou Fisichella e assumiu a ponta.

Barrichello impôs ritmo forte para se recuperar, ganhou posições e novamente contou com o prejuízo de alguns rivais. Quando saiu do pit stop, Webber quase colidiu com outro carro que saía ao mesmo tempo e foi punido. Fernando Alonso (Renault) e Jarno Trulli (Toyota) se complicaram durante as paradas e abandonaram.

Mas o grande beneficiado foi mesmo Vettel, que concluiu a corrida na terceira posição e volta a crescer na disputa pelas primeiras posições do campeonato. O alemão dividiu o pódio com Kimi Raikkonen, vencedor, e Fisichella, que defendeu a segunda posição.

A próxima etapa da F-1 é o GP de Monza, na Itália, no dia 13 de setembro.

http://f.i.uol.com.br/folha/esporte/images/0924245.jpg

Button (Brawn GP), líder do Mundial de Pilotos, deixou de pontuar em uma corrida pela primeira vez em 2009

Resultado

1º - Kimi Raikkonen (Ferrari)
2º - Giancarlo Fisichella (Force India)
3º - Sebastian Vettel (Red Bull)
4º - Robert Kubica (BMW)
5º - Nick Heidfeld (BMW)
6º - Heikki Kovalainen (McLaren)
7º - Rubens Barrichello (Brawn)
8º - Nico Rosberg (Williams)
9º - Mark Webber (Red Bull)
10º - Timo Glock (Toyota)
11º - Adrian Sutil (Force India)
12º - Sébastien Buemi (Toro Rosso)
13º - Kazuki Nakajima (Williams)
14º - Luca Badoer (Ferrari)

Abandonaram

Jarno Trulli (Toyota)
Lewis Hamilton (McLaren)
Fernando Alonso (Renault)
Jenson Button (Brawn)
Jaime Alguersuari (Toro Rosso)
Romain Grosjean (Renault)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falso dentista é preso em Santarém

DESPERDIÇO DE DINHEIRO PÚBLICO EM ITAITUBA.